sábado, 17 de junho de 2017

EPL 2017 - Igreja em Movimento


Nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2017, estive com a esposa participando de mais um Encontro de Pastores e Líderes (EPL) da Igreja Batista Central de Fortaleza realizado neste ano na Universidade 7 de setembro.

O EPL é um encontro anual com o objetivo de treinar e inspirar lideres de Igrejas a serem cada vez mais relevantes em sua atuação e no contexto da sua Igreja local. O EPL acontece há 26 anos e em cada edição promove desafio e capacitação em torno de temas e ferramentas ministeriais pertinentes a uma Igreja que busca desenvolver o máximo do seu potencial a serviço da expansão do Reino.


Entre os palestrantes estiveram presentes: Paulo Capelleti e Davi Lago, além do Pr. Armando Bispo, do Nando Velasco e do Orlando Neri. Ademais as plenárias, o evento contou com seminários e ted talks: o Pense Sobre!, onde foi falado sobre o papel da igreja na continuidade do movimento missional.




A abertura do evento se deu com um teatro bem humorado de três pessoas falando acerca do EPL e A História da IBC sendo recontada em Cordel pelo Euriano. Os louvores entoados ao longo do EPL foram muito bem selecionados. Destaco as canções Isaias 9 de Lucas Sousa; Jesus é o Centro e Sobre a Terra de Israel Houghton; Coração de Pedra de João Alexandre; Não Posso Te Deixar, Andar Com Deus, O Espírito do Senhor, e A Ele, todas estas de Kléber Lucas; Vem Me Socorrer do Palavrantiga; Não Tenha Sobre Ti do grupo Milad; O Mesmo Não Serei e Não Posso Me Calar de Daniel Almeida; Teu Reino do Ministério Cristo Vivo; Deus Me Ama de Thalles Roberto; Compaixão de Orlando Neri; Coração do Nordestino do Ministério Sal da Terra, dentre outras.



Na quinta, 15/06, tivemos a abertura com a Plenária 1, ministrada pelo Armando Bispo falando sobre A Igreja em Movimento. Ele falou que a história da IBC se confunde com mudanças ocorridas, que a estrutura não suporta por muito tempo a dinâmica do conteúdo, fazendo um paralelo entre "oldres novos e oldres velhos". Citou que o movimento está presente em tudo no universo. Citou Hubble, que em 1923 lançou a Teoria do Universo em Movimento, enfatizou que do micro ao macro, tudo precisa estar em movimento. Foi bastante claro ao afirmar que Deus não criou o homem, tampouco a igreja para ficarem estáticos. Na primeira tentativa de se construir um prédio: Babel, Deus confundiu e espalhou a humanidade.

A bíblia diz em Gênesis 1:2 que "o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". Armando salientou que não dá pra controlar o incontrolável, se referindo ao agir de Deus através de sua igreja. Comparou a correr atrás do vento, a tentativa de contabilizar quantos líderes, quantos grupos, quantos membros... Afinal "o vento sopra, e só Ele sabe para onde vai" João 3:8

Armando frisou que a dinâmica do movimento começa com a família, com gente, afinal a igreja são pessoas, não é um prédio. Citou os patriarcas Noé, Abraão, Moisés, todos participaram do movimento. Armando Bispo fez a sábia comparação de que o templo é um engessamento do tabernáculo, que era móvel. A cura para alma, como bem canta Daniel Almeida vive em mim, não num prédio, num programa, num líder.

Foi feito um questionamento sobre o que é um missionário, senão aquele que recebe a verba que nós pagamos para alguém ir em nosso lugar. É a terceirização da missão... Antes de irmos aos confins da Terra, temos Jerusalém, Judéia e Samaria para irmos. O problema é que criamos três entraves: RRR - Reuniões, Regras e Ritos. O homem costuma ter a presunção de que Deus irá abençoar num local, em determinada hora... O pastor nos alertou contra o orgulho, relatando que a obediência a regra pode causar condenação, como ocorreu com o irmão do filho pródigo. Devemos criar nossos filhos para glória de Deus e não para cumprir ritos. Encerrou citando o exemplo de Jonas, que fez um movimento antimissional, indo para Társis ao invés de Nínive.



Ainda na manhã do dia 15/06, tivemos a Plenária 2 com Nando Velasco que ministrou o tema O movimento de Jesus gera Movimento! O termo movimento foi definido como um grupo de pessoas agindo numa causa comum e enfatizou que movimentos mudam pessoas, que mudam o mundo e citou as 5 características que definem o movimento: 

1. FÉ APAIXONADA. Citou o exemplo de homens e mulheres que tiveram um encontro pessoal com Deus. Ressaltou que não há missão sem paixão. Jesus foi tentado para provar seu propósito, sua identidade e seu valor.
2. COMPROMISSO COM UMA CAUSA. Em Lucas 4:18-21 Jesus deixa claro a sua missão, a sua causa. Ficamos confusos com a missão quando somos sufocados por ela, através de uma burocracia de cumprimento de programações. O objetivo é claro: fazer discípulos que geram discípulos.
3. RELACIONAMENTOS CONTAGIANTES. Abertos e conectados, pois o movimento se expande por meio dos relacionamentos. Nossa missão é amar a Deus, aceitar as pessoas e proclamar a salvação.
4. MÉTODOS ADAPTÁVEIS. Somos organismos vivos, possuímos DNA que se auto organiza, se desenvolve e se reproduz. O Espírito Santo está em cada célula do seu corpo (a igreja). Paulo escrevendo aos Coríntios, capítulos 12, 13 e 14 deixa claro a responsabilidade de cada célula deste corpo cujo o cabeça é Cristo. Destaca-se que células isoladas não crescem, elas morrem.
5. LIDERANÇA CATALISADORA. A morte do líder não impede o crescimento do movimento. O verdadeiro líder não controla, nem comanda, mas potencializa e multiplica. Nando citou o exemplo dos maias e dos incas que foram extintos, pois não tinham líderes, em contrapartida a cultura Apache, que permaneceu viva até os dias atuais, apesar da morte de seus líderes.

Pra finalizar, Nando Velasco apontou as 6 atividades de um líder: 
1. Despertar o DNA;
2. Liberar o potencial;
3. Organizar o movimento em redes;
4. Redistribuir o conhecimento e o fluxo de informações;
5. Capacitar os de maior influência;
6. Liberar e enviar.



Na tarde do dia 15/06, houve uma Mini Conferência para liderança da IBC com o Pr. Paulo Capelletti, acerca do tema Liderança Generosa, enquanto que os participantes do EPL participavam de Seminários Temáticos. Em sua fala, Capelleti deixou claro que Jesus é Deus em movimento, pois Ele deixou sua glória e habitou entre nós (João 1:14). O novo testamento revela que Jesus "andou por toda parte" fazendo prodígios e milagres. No entanto, transformamos o ide de Jesus, num vinde... Enfatizou que Jesus não convidava os discípulos para ir ao templo, mas para segui-lo. Reforçou que se não existe fome nem inimizade nos céus, logo não deveria existir na Terra, pois sua oração era faça-se na Terra a Tua vontade, como é feita no céu. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17. Generosidade = amizade sem condenação. Capeletti alertou que quem vai atrás de discussão é o ofendido, não o ofensor. Salientou que Jesus derrubou o muro da inimizade na cruz, propondo uma reconciliação. Frisou que temos que abandonar a cultura mundana que nos isola de quem nos ofende. Jesus estava acessível a todos, assim também devemos viver.

Como a mini conferência foi rápida, ainda deu tempo de acompanhar um trecho do Seminário sobre o Geração Futuro com o Paulo Júnior, antes de sermos servidos com um delicioso Coffee break que serviu dentre outras delícias, as saborosas tapiocas do Osmar.

Na noite do dia 15/06, ainda ouvimos a Plenária 3 com o Pr. Paulo Capelletti abordando o tema Os verdadeiros discípulos são conhecidos pelas marcas do Amor de Cristo. Após a leitura do texto de Marcos 8:34-37, Capelletti afirmou que o emburguesamento do cristianismo fez com que as pessoas esquecessem a esperança e a cruz. Citou que ser discípulo de Jesus é um chamado para insegurança e instabilidade e lembrou os convites de Jesus a Pedro, Levi e Paulo... Deixou claro que nossa vida só tem valor quando a perdemos, e que mesmo estando no meio da tormenta, Jesus está no barco. Salientou que tendo o que comer e o que vestir, devemos nos dar por satisfeito. Enfatizou que o discipulado não é um local seguro, exemplificando que entre os discípulos de Jesus havia um publicano e um zelote, que eram "rivais". Citou o termo koinonia, que significa conviver (viver junto) e deixou claro que o discipulado não é só ensinar a bíblia, mas viver junto as alegrias e dificuldades desta vida. Devemos ser firmes e constantes, pois temos a promessa de que Jesus nunca nos deixará e jamais nos abandonará. Devemos viver simplesmente, para simplesmente viver. Abrindo mão das coisas que não precisamos, amando a Jesus mais do que as coisas que desejamos.


Na manhã do dia 16/06, chegamos um pouco atrasado em função da logística de deixar as crianças na cada do Josias e da Cristiane, onde eles foram tão bem cuidados por eles, pela Júlia e pela Luisa e acompanhamos apenas o final da Plenária 4, onde Orlando Neri ministrou acerca dos desafios de uma igreja Cristocêntrica, e vimos um motivante vídeo de um grupo de relacionamento atuante numa comunidade carente, verdadeiros cristãos aGRaciados.



Tivemos então na continuação a Plenária 5, onde Davi Lago palestrou sobre Igreja em Movimento x Igreja Preguiçosa, tendo por base o texto de Mateus 6:6. Davi introduziu o sermão citando Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar e publicou em 1543 a obra "A revolução das esferas celestes", que comprovava que a Terra girava em torno do sol, passando da Teoria Geocêntrica para o Heliocentrismo. Citou as descobertas das Américas, onde a Europa deixou de ser o centro. Afirmou que nosso pulmão, nosso coração tudo está em movimento. Existem diversos tipos de movimentos: político, científico, artístico, cívico... Mas o foco seria a igreja em movimento. 

Relembrou que Jesus estava em constante movimento, pois sempre dizia: Sigam-me, venham após mim, ou seja Jesus convidava para o movimento. Em I Pedro 2:21 somos convidados a seguirmos as pisadas de Jesus. Depois do vinde, Jesus propôs o ide, mas deixou o Espírito Santo, então o ide de Jesus é na verdade um vamos! Davi Lago citou a frase de John Stock de que "as palavras de Jesus elucidavam suas ações e suas ações exemplificavam suas palavras". Lembrou de que o preguiçoso não está no movimento de Jesus, sendo levado por todo e qualquer vento de doutrina. Alertou que igreja preguiçosa é motivo de chacota. O texto de Mateus 6:6 propõe:

1. ENTRAR NO QUARTO. Ou seja, responsabilidade pessoal. Às vezes preferimos entregar o jugo e carregar o fardo... Davi fala que responsável = ser uma resposta. Brincou ao dizer que "pastor não é pasto", para as ovelhas virem se alimentar... O pastor é o guia, que cuida e protege, mas quem se alimenta é a ovelha!
2. ATRAVESSAR AS PAREDES. Quarto é lugar de descanso, pois é onde reclinamos nossa cabeça. É lá onde devemos tirar as camadas internas, pois não é o discurso que convence, mas o aroma, a luz. Somos sal, logo devemos salgar, sendo invisíveis no alimento da sociedade. Falar, usar de oratória é fácil, difícil é viver, atravessar as paredes que nos separam de um verdadeiro encontro com Deus.
3. DEUS ESTÁ EM SECRETO. Mas Jesus rasgou o véu, então devemos sempre usar o nome de Jesus, antes do Amém!
4. É UM MOVIMENTO DE VULNERABILIDADE. O teu pai em secreto te recompensará.


Após a plenária, um longo período na fila de um farto almoço na Cantina do Gaúcho, e então tivemos uma novidade no EPL: o Pense Sobre! Uma série de palestras de 20 minutos, sobre diversos temas. Particularmente achei mais interessante que optar por um assunto e me aprofundar nele. Foi muito bacana o formato. Ouvimos o Davi Lago abordar a questão da Fé Inteligente; ouvimos e vimos alarmantes dados do Plauto Lima sobre Violência Urbana; ouvimos o belo e emocionante testemunho do Fellipe Sousa sobre O Banquete Na Rua; vimos o Nelson Massambani abordar a polêmica questão da Legalização da Maconha; e o Paulo Capelletti responder a indagação Quem é o Meu Próximo?

Após um breve intervalo com direito a suco de cajá, barras de cereal e biscoitos, continuamos com um honesto relato do Glauco Barreira sobre Direitos Humanos e Dignidade Humana; ouvimos a Terre des hommes participar com o tema Justiça Restaurativa; o Nando  Velasco condensou a sua recente apresentação do seminário sobre Comunicação Não-Violenta; a vereadora Priscila Costa falou sobre o difícil tema Fé Na Política e Wladson Sidney fechou com muito humor uma palestra sobre Carisma e Influência



Na manhã do dia 17/06, continuamos no EPL ouvindo a Plenária 6 com o tema Igreja em Movimento, produto de Marketing ou Mover de Deus? com o Pr. Paulo Capelletti e sua inconfundível risada. Ele iniciou afirmando que pensar sobre Deus é uma arrogância, pois como pode um ser finito poderá compreender o eterno? Deixou claro que devemos amar pessoas e não coisas. Citando o exemplo de Moisés em Êxodo 12, diz que quem ouve a Deus se torna incompreensível e tira 5 lições:

1. DEPENDÊNCIA DIVINA. Não adianta confiar em nossas próprias forças.
2. NINGUÉM VAI COMER DIFERENTE. O movimento no deserto é uma denúncia contra o consumismo. No deserto, todos comiam o mesmo alimento: maná. Devemos confiar que Deus vai sustentar a gente em todos os momentos.
3. SE NÃO PASSAR PELA CRUZ, NÃO É AVIVAMENTO. Não podemos mensurar nem o tempo, nem a quantidade.
4. NÃO EXISTE EXCLUSIVIDADE MASCULINA. Maridos devem fazer movimento em prol da esposa: lavar louças, cozinhar, lavar banheiro... Ter uma atitude avivada dentro de casa. Na bíblia, as mulheres sempre tiveram destaque.
5. O MOVIMENTO NÃO É DENOMINACIONAL. Não devemos levar ninguém a Cristo... Nós temos que ser o Cristo que vai de encontro as pessoas. Pessoa avivada não pode perder a lucidez. Temos que abrir mão do conforto, da condição financeira, para transformar a realidade onde vivemos. Precisamos se arrepender da nossa inércia espiritual!



Ainda na manhã do dia 17/06 ouvimos o Pr. Davi Lago ministrar acerca dos Discípulos "Formigas" na Plenária 7. Foi lido o texto de Provérbios 6:6-9 e Mateus 6:25-27, respectivamente textos que falam sobre o trabalho da formiga e o descanso das aves. Davi iniciou sua fala dizendo que o filho do homem não veio para ser servido, logo seguir a Jesus envolve serviço. Jesus nos chama para ser formiga, ir atrás das soluções... Recomenda que o preguiçoso olhe para formiga e que o ansioso olhe para aves. Afirma que não é a formiga que constrói o formigueiro, mas Deus que alimenta as aves do céu. Sugere que no desespero, olhemos para os montes e para os lírios dos campos, pois o nosso socorro vem do Senhor criador dos céus e da Terra. Deixa claro que o céu não é o fim, mas o início, pois no princípio criou Deus o céu e a Terra. Devemos estar satisfeitos em toda e qualquer situação, não se perdendo nem na alegria, nem na tristeza. Conclui afirmando que o milagre não é andar nas águas, mas ter Jesus segurando a nossa mão para não afogarmos.



Na parte da tarde, deste 17/06 estivemos no seminário Jornada da liderança, e vimos uma explanação do Nando Velasco sobre a tarefa prioritária de desenvolver líderes para movimento missional, que é certamente o maior desafio da liderança pastoral. Que conteúdos e prioridades são inegociáveis e inadiáveis? Como equilibrar o desenvolvimento do caráter, da competência e do conhecimento? Haveria maneiras de testar e verificar a aprendizagem e o desenvolvimento de cada líder? Nesse seminário foi discutido e aplicado abordagens e metodologias que considera cada estágio no desenvolvimento da liderança; afim de que eles estejam equipados para o desenvolvimento do seu chamado e o cumprimento da Missão. Nando deixou claro que somos missionários onde vivemos, ou seja, nosso campo missional é onde estivermos. Esclareceu que todos do Grupo de Relacionamento estão em nossa rede relacional, mas nem todos que nos relacionamos estão em nosso Grupo de Relacionamento. Foram apresentados alguns quadros que deixam claro o saber, o ser e o fazer do discípulo com o passar dos anos, desde novo convertido, até se tornar discípulo, viver o crescimento e se tornar um multiplicador. Passando pelas fases: apaixonado, engajado, fundamentado e maduro. Abordando as lideranças, apresentou que existem os apóstolos: envisionam, inovam, empreendem; os profetas: questionam, avaliam e desafiam; os evangelistas: inspiram, recrutam, comunicam; os pastores: humanizam, cuidam e conectam; e os mestres: sistematizam, pensam e treinam.



No fim da tarde, o Pr. Armando Bispo fez um breve encerramento, concluindo que ninguém se move, senão por uma causa maior. Percebeu o domínio eterno e absoluto divino, afinal Deus é soberano, citou o Salmo 90:2 e o 103:19 afirmando que Deus está no controle. Ministrou que a essência da missão é o amor e que o amor necessita de relacionamento. Para finalizar, o microfone foi aberto para breves testemunhos do que Deus falara a cada um, e o que cada um faria a respeito. Foi um momento precioso. Agora é viver na prática o que foi ensinado e recarregar novamente as baterias no EPL 2018, dos dias 31/05/2018 a 02/06/2018, com o tema Estamos Ouvindo?

2 comentários:

  1. Fantástico seu resumo, obrigado irmão me relembrou de algumas coisas maravilhosas que foram faladas

    ResponderExcluir
  2. Mas que resumo! Senti como estivesse no evento. Paz!

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar