quarta-feira, 11 de abril de 2018

O Homem das Cavernas


Animação da Aardman Animations O Homem das Cavernas (Early Man, Reino Unido, 2017) de Nick Park surpreende abordando o tema futebol desde os tempos da idade da Pedra. Tem seus problemas de ritmo, mas é sempre bacana ver a arte de animação stop-motion, com uso de massinha de modelar na tela grande.

A produção narra a história do corajoso herói Doug (Marco Luque, na dublagem nacional) e seu melhor amigo Porcão (Nick Park), que trabalham juntos na união da tribo. A vida no Vale é perfeita para ele e sua adorável tribo desajustada. Mas o desastre ocorre quando eles são forçados a sair de suas casas pela poderosa tribo da Idade do Bronze. Doug se recusa a aceitar a derrota e, quando ele se encontra no coração do território inimigo, ele aposta sua casa e o futuro de sua tribo em um jogo que eles nunca viram ou jogaram antes, uma partida de futebol!


O filme se passa no início dos tempos, quando as criaturas pré-históricas viviam na terra, onde o Chefe Bobnar é o líder de uma pequena tribo que vive em um vale onde caçam coelhos. Uma noite, a tribo do chefe Bobnar é expulsa de seu vale por um exército Idade do Bronze liderado por Lorde Nufi que afirma que a Era do Bronze começou. Eles são forçados a viver nas vulcânicas terras baldias fora dele. Um jovem homem das cavernas chamado Doug tenta atacar, mas cai em uma cesta.

O exército, sem saber, transporta Dug para a cidade da Idade do Bronze. Ele tenta escapar da cidade, mas é forçado a se esconder dos guardas de Lorde Nufi. Ele é confundido com um jogador em um jogo público de associação de futebol e saiu para o campo. Em frente ao Lorde Nufi e aos espectadores no estádio, ele desafia o time local a um jogo e ataca Lorde Nufi: se o time ganhar, eles irão recuperar o vale. Se perderem, terão que trabalhar nas minas para sempre. Nufi, a princípio desprezível, aceita seu acordo sabendo que ele ganhará a grana com isso.

Doug percebe que seus próprios ancestrais inventaram e jogaram futebol, mas sua tribo é na sua maioria muito fraca para entender. Depois de algum treinamento infrutífero, seu passo é destruído e a bola é perfurada. Doug e seu javali animal de estimação Porcão se esgueiram na cidade da Idade do Bronze para roubar mais bolas. Eles conseguem com a ajuda de uma residente local chamada Guna, que sonha em jogar futebol, mas as equipes locais excluem as mulheres.

Em vez disso, ela se junta ao time de Doug e os treina. Ela sugere que, enquanto o time da cidade tem jogadores talentosos, eles têm um trabalho de equipe minúsculo. À medida que o jogo se aproxima, o time de Doug faz grandes melhorias. Lorde Nufi é visitado por um Pássaro Mensageiro da rainha Oofeefa, que o avisa de levar a equipe de Doug a sério. Ele tenta desencorajar Doug ao revelar que os antepassados ​​da tribo eram realmente ruins no futebol e desistiram. Lorde Nufi então oferece a Doug um acordo alternativo.

Chega o dia da partida e a Rainha Oofeefa está presente. Doug aparece e, em vez disso, anuncia que ele aceitará a oferta alternativa de Lorde Nufi: que seu time perde e só ele vai trabalhar nas minas enquanto o resto de sua tribo será poupado. No entanto, o resto da tribo chegou e convencem ele de que eles deveriam seguir o jogo. Depois de marcar um gol antecipado, eles encontram-se perdendo por 3 x 1 até o intervalo. No segundo tempo, eles melhoram seu jogo e igualam o placar.

Descontente, Lorde Nufi derruba o árbitro e assume o controle, fazendo decisões tendenciosas, como a concessão da equipe da cidade, um desnecessário penalti. Bobnar, o goleiro, é nocauteado e Doug é obrigado a deixar Porcão jogar na equipe. Porcão salva o penalti e a bola volta a jogar. Doug marca o gol vencedor nos minutos finais do jogo e ganha de virada por 4 x 3.

Como a recompensa, a tribo pode retornar ao vale, tendo conquistado o respeito da rainha Oofeefa, da equipe adversária e da multidão. Lorde Nufi tenta escapar na roupa do mascote, mas é interrompido por Guna e revelou estar roubando a grana. No fim, Guna junta-se a Doug e a sua tribo que saem em caçada.

Com roteiro escrito por Mark Burton e James Higginson, a a versão original conta com um baita elenco com nomes como: Tom Hiddleston, Eddie Redmayne, Maisie Williams, Timothy Spall, Richard Ayoade, Nick Park, Mark Williams, Miriam Margolyes, Rob Brydon, Johnny Vegas, Kayvan Novak, Selina Griffiths, Simon Greenall, Gina Yashere, Luke Walton e Ben Whitehead.

Acompanhe o trailer de O Homem das Cavernas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar