quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

20 anos de Sara Rodrigues

 


Há 20 anos, o meu dia amanheceu diferente. Minha irmã me acordara, pois a bolsa havia estourado. Eu atônito, a levei ao hospital. Quando me dei por mim, uma joia rara estava em meus braços. Sangue do meu sangue, uma vida tão pequena, uma recém nascida, que mesmo sem ter pedido pra nascer, trouxe tanto amor para meu coração. Era um milagre divino. Ali nascia muito mais do que minha sobrinha. Nascia também um tio, daqueles bem bobos! E também germinava o pai que eu viria a ser...  

Há 20 anos, eu tinha somente 20 anos! Hoje com 40 anos vividos, constato que metade da minha vida, vivi desfrutando do privilégio da sua convivência. Hoje, vejo a mulher que você se tornou. Forte, apesar de frágil. Valente, apesar de tímida. Determinada, apesar de desorientada. Consciente, apesar de desguarnecida. Abençoada, apesar de atribulada. 

Deus tem cuidado de você ao longo desses 20 anos, e eu sou testemunha! Tenho tanto orgulho de contemplar seu desenvolvimento, e saber que Deus ainda tem grandes coisas pra você! Um dia, muito longe ainda, terei o privilégio de lhe conduzir ao altar... E será um dos dias mais felizes da nossa vida. Te amo minha linda.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Bridget Jones - Louca Pelo Garoto

 


Comédia Romântica Bridget Jones - Louca Pelo Garoto [Bridget Jones - Mad About The Boy, Reino Unido, Estados Unidos], de Michael Morris, quarto filme da franquia, onde Bridget está sozinha mais uma vez, viúva há quatro anos. Ela agora é mãe solteira de Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos, e está presa em um estado de limbo emocional.



Bridget Jones (
Renée Zellweger
) explodiu pela primeira vez nas estantes das livrarias com o fenômeno literário de Helen Fielding, “O Diário de Bridget Jones”, que se tornou best-seller global e filme de grande sucesso. Como uma mulher solteira, dedicada à sua carreira e que vive em Londres, Bridget Jones não apenas apresentou ao mundo suas aventuras românticas, mas acrescentou vocábulos inventados como “singletons” (solteiros ‘de boa’), “smug-marrieds” (aquele amigo casado e feliz que sempre pergunta pelo seu namorado) e “f---wittage” (jogo de sedução típico entre namorados – em geral, masculino) ao léxico global. 


A capacidade de Bridget de triunfar apesar da adversidade a levou a finalmente se casar com o advogado Mark Darcy (Colin Firth) e a se tornar a mãe de seu filho. Felicidade finalmente. Mas em Bridget Jones: Louca pelo Garoto, Bridget está sozinha mais uma vez, viúva há quatro anos, quando Mark foi morto em uma missão humanitária no Sudão. 




Ela agora é mãe solteira de Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos, e está presa em um estado de limbo emocional, criando seus filhos com a ajuda de seus amigos leais e até mesmo de seu ex-amante, Daniel Cleaver (Hugh Grant). Pressionada por sua família urbana – seus amigos Shazzer, Jude e Tom, sua colega de trabalho Miranda, sua mãe e sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) – a forjar um novo caminho em direção à vida e ao amor, Bridget volta ao trabalho e até experimenta aplicativos de namoro, e logo se torna a ‘favorita’ de um homem mais jovem, sonhador e entusiasmado (Leo Woodall). 



Agora entre os malabarismos com o retorno ao trabalho, a casa com as crianças e um novo romance, Bridget ainda tem que lidar com o julgamento das mães perfeitas na escola, se preocupar com Billy ainda em luto pela ausência de seu pai e se envolver em uma série de estranhos contatos com o racional professor de ciências de seu filho (Chiwetel Ejiofor). Os filmes da franquia são muito agradáveis. O humor inglês é na medida e a satisfação é certa.

Segue trailer:



domingo, 16 de fevereiro de 2025

Capitão América - Admirável Mundo Novo



Blockbuster Capitão América - Admirável Mundo Novo [Captain America - Brave new world, Estados Unidos], de Julius Onah, mostra que o mundo moderno não é tão admirável assim, com ameaças constantes a democracia por políticos que prezam exclusivamente pelos seus umbigos. Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. 


Cheguei na bilheteria do cinema para pegar meu ingresso e me deparei com mais um "dono do mundo", bradando em alto e bom som palavras de baixo calão e destilando todo ódio que os ditos cidadãos de bem proferem a assalariados que estão exercendo suas funções laborais. Dá até pra saber quem o dito cujo votou nas eleições passadas... Esse é o "admirável mundo novo" que vivemos num mundo pós pandemia. 

Por falar em eleições, a trama se passa após a eleição de Thaddeus Ross (Harrison Ford, substituindo o falecido ator, William Hurt) como presidente dos Estados Unidos, Sam Wilson (Anthony Mackie) se encontra no meio de um incidente internacional e deve agir rapidamente para impedir a execução de um plano global nefasto.



O filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, (eu não vi!), onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson, após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). 


Vemos uns vinte minutos de ação que são interessantes, mas no restante há um marasmo. Uma série de atentados colocam Sam no meio de uma batalha por controle de adamantium, que pode culminar numa guerra mundial. Por trás de teorias da conspiração e crises globais, Capitão América conta com o apoio de Joaquin Torres (Danny Ramirez), o novo Falcão. Tudo se complica quando adicionamos na história o criminoso Coral (Giancarlo Esposito), da Sociedade das Serpentes, e Ruth (Shira Haas), uma antiga Viuva Negra.


O filme é ancorado em questões abordadas naquele que muitos consideram como o filme mais esquecido do MCU: O Incrível Hulk de Louis Leterrier (2008), e essa relação fica ainda mais explícita quando vemos o Hulk Vermelho em tela.



O dilema sobre como substituir Steve Rogers é algo central na trama, abordada de maneira interessante, principalmente no aspecto físico, já que Sam Wilson não é um super-soldado, mas é perceptível que Sam sabe usar as tecnologias a seu favor. O filme não é ruim, mas é nítido que o gênero está saturado.




Segue trailer:




sábado, 15 de fevereiro de 2025

Arena Ponte


Estive com meu time (minha família) no Arena Ponte, uma tarde de muita comunhão e prática esportiva promovida pela Ponte Fortaleza.



Teve irmãos que foram apenas para a torcida, e não tentaram sufocar os atletas!


Haviam três modalidades disponíveis. Me inscrevi para o vôlei e para o futebol.


Os meninos aproveitaram bastante o futebol. Especialmente o Luca, que saiu com seu time vencedor.





Treino de Orientação Parque Rio Branco


 


Na manhã deste sábado, estive no Parque Rio Branco participando do treino de orientação ofertado pelo CODL.

A Alana convocou seus alunos e fizemos uma pista de treino bem interessante de apresentação do esporte.


Os que participaram curtiram!

Me chamou atenção o Weverson, que conheceu o esporte e já mostrou talento para competir.





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Noite

 


Experimento Noite (2015) de Paula Gaitán, revela um olhar próprio acerca da vida noturna.






Exibido na abertura da mostra Mil e Uma Noites, na Caixa Cultural Fortaleza


Segue trecho:





terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Anora

 


Romance, comédia, drama Anora [Anora, Estados Unidos], de Sean Baker, mostra como vender ilusões ou acreditar em contos de fadas pode ser hilário e trágico. Forte candidato ao Oscar 2025. 


Anora, uma jovem profissional do sexo que trabalha nas noites do Brooklyn, pode se tornar a Cinderela da sua própria história quando encontra e casa, por impulso, com o filho de um oligarca russo. Mas quando a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas fica ameaçado com a chegada dos pais dele a Nova York para cancelar o casamento.

Transitando por diferentes gêneros, o filme nos leva numa montanha russa de emoções. Nos iludimos com um romance, caímos em gargalhada numa comédia física improvável e somos arrebatados pelo drama.

Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
 

Veja trailer:



sábado, 8 de fevereiro de 2025

Sacrificando meu Isaque



Às vezes, é necessário sacrificar um Isaque, para poder enxergar a benção ali do lado.


Hoje meu filho inicia uma jornada de conhecimento, que poderá lhe trazer enormes benefícios futuros.


Estar participando de um projeto que o objetivo é adquirir conhecimento é muito válido. Ainda mais sendo numa das melhores escolas da cidade.


Filho, conte sempre com seus pais lhe orientando o melhor caminho.


Sonhe conosco, pois queremos que seu futuro seja brilhante.


Desfrute da jornada, por mais árdua que ela seja.


Lembre-se: você é seu único adversário. Supere-se





quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Acompanhante Perfeita


 

Suspense, Ficção científica, Romance, Terror Acompanhante Perfeita [Companion, Estados Unidos], de Drew Hancock impressiona pela mescla de gêneros acompanha um casal que viaja para aproveitar o fim de semana com amigos em uma casa de campo, mas o caos e a violência imperam após a revelação de que há um robô humanoide entre eles.


Acompanhante Perfeita é um suspense psicológico americano escrito e dirigido por Drew Hancock. "Olá. Cansado de esperar? Cansado de ser ignorado? Você sente que uma parte de você está faltando? FindYourCompanion.com garante que você encontrará um companheiro feito para você". Isis é como se fosse uma Alexa real, por isso o filme é um tanto quanto crível.



Em Acompanhante Perfeita, Iris (Sophie Thatcher) e Josh (Jack Quaid) vivem um romance digno de cinema. Após se conhecerem em um mercado, os dois rapidamente se apaixonam e embarcam em um relacionamento intenso. Para aproveitar um fim de semana especial, eles viajam para uma luxuosa casa de campo com amigos, buscando descanso e diversão. No entanto, o que deveria ser um retiro tranquilo se transforma em um verdadeiro pesadelo quando uma revelação inesperada muda tudo: Iris é, na verdade, um robô. 


A descoberta desencadeia uma série de eventos caóticos, com perseguições, violência e segredos vindo à tona. Em meio ao terror, Iris, uma máquina altamente sofisticada, precisa lutar para sobreviver e entender sua própria existência. Misturando suspense, terror e comédia, o filme aborda temas como idealizações românticas e relações de gênero, explorando os limites entre humano e máquina. Enquanto a tensão aumenta, a grande questão permanece: será que alguém sairá vivo desse fim de semana?

Veja trailer:



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Caixa Cultural Fortaleza recebe mostra “Aa Mil Noites – O Cinema de Paula Gaitán”

 Com acesso gratuito, o público terá a chance de conferir a seleção de obras e workshops de uma das cineastas mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 12 a 23 de fevereiro de 2025, a Mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán. Com curadoria de Ava Rocha, o público terá a oportunidade de conhecer a obra de Paula Gaitán, cineasta cuja carreira é marcada por uma profunda investigação das relações entre imagem e som, sendo um dos principais nomes do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneo.


A programação da Mostra, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, é gratuita e reúne nove longas-metragens, 14 curtas e médias-metragens e dois videoclipes. Um dos destaques é a estreia do curta “História das Imagens Aleatórias” (2025), apresentado pela primeira vez na CAIXA Cultural Fortaleza. A programação completa da Mostra pode ser conferida no site da CAIXA Cultural e no @caixaculturalfortaleza


A mostra conta também com a videoinstalação inédita “Duas Beiras”, exibida anteriormente apenas na Cinemateca de Bogotá. “Duas Beiras” ficará permanentemente disponível ao público para visitação na CAIXA Cultural Fortaleza, no Foyer Superior, de 10h30 às 20h (terça a sábado) e de 12h30 às 18h (domingos e feriados).


Um ciclo de dois debates acontecerá com a presença de Paula Gaitán. No dia 15 de fevereiro (sábado), às 18h30, a cineasta conversa com a crítica Lorenna Rocha, e no dia 16 (domingo), às 17h, a conversa será com o cineasta Pedro Diógenes.


Workshop

Paula Gaitán também ministrará um workshop especial, composto por quatro masterclasses, dia 12 de fevereiro, às 14h e do dia 13 a 15, às 10h30. Durante as aulas, a diretora abordará sua trajetória, os desafios da escrita cinematográfica, as possibilidades da linguagem, a construção de narrativas audiovisuais e as diferentes etapas do processo de criação de um filme, desde a concepção da ideia até sua finalização. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da CAIXA Cultural. Serão disponibilizadas 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. O workshop é gratuito.


Pluralidade e radicalidade estética

Entre os destaques da Mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán estão “Uaka” (1988), primeiro longa-metragem de Gaitán, filmado na aldeia Kamayurá, no Alto Xingu; “Exilados do Vulcão” (2013), vencedor do Festival de Brasília; o épico “Luz nos Trópicos” (2020), exibido no Festival de Berlim e premiado no Olhar de Cinema; “O Canto das Amapolas” (2023), que ganhou o prêmio Carlos Reichenbach de melhor filme na mostra Olhos Livres no Festival de Tiradentes; e seu mais recente trabalho, “História das Imagens Aleatórias” (2025).


O público também poderá conferir uma seleção de filmes em que Paula Gaitán registrou encontros com grandes artistas e intelectuais, como Lygia Pape, Agnès Varda, Arrigo Barnabé, Jean-Claude Bernardet, Glauber Rocha, com quem foi casada, Negro Léo, Maria Gladys e Eliane Radigue, além de videoclipes dirigidos para Elza Soares e Ana Frango Elétrico.


Após sua temporada em Fortaleza, a Mostra seguirá para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro, onde permanecerá de 6 a 16 de março de 2025.


Sobre a cineasta

Paula Gaitán é uma cineasta colombiano-brasileira que atualmente reside em São Paulo. Sua trajetória no cinema começou em 1987, com a direção de seu primeiro longa-metragem, “Uaka”. Desde então, construiu uma filmografia extensa e diversificada, que inclui 10 longas-metragens, inúmeros curtas, séries televisivas e instalações. Entre seus trabalhos de destaque estão “Diário de Sintra” (2008), “Agreste” (2010), “Exilados do Vulcão” (2013), “É Rocha e Rio, Negro Léo” (2020), “Luz nos Trópicos” (2020), “Ostinato” (2022), “Se Hace Camino al Andar” (2022) e “O Canto das Amapolas” (2023).


Movendo-se constantemente entre diferentes territórios, Paula Gaitán fez do estado de motus perpétuo o cerne de sua criação artística. Sua obra reflete sua atuação como poeta, fotógrafa e artista visual, transitando entre linguagens e explorando as possibilidades do cinema como espaço de experimentação. Repletos de fragmentos literários, imagens de arquivo e performances marcantes, seus filmes reafirmam o cinema como um território de fronteiras fluidas, onde imagem, som e narrativa se encontram em composições únicas e instigantes.


SERVIÇO:

[CINEMA] Mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Datas: 12 a 23 de fevereiro de 2025

Horários e Classificação: Consultar em CAIXA Cultural e no perfil instagram @caixaculturalfortaleza

Acesso gratuito

Informações: (85) 3453-2770 / Site CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza

Acesso para pessoas com deficiência

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Seven - Os Sete Crimes Capitais

 

Thriller Seven - Os Sete Crimes Capitais [Se7en, Estados Unidos, 1995], de David Fincher,  foi relançado nos cinemas, em comemoração aos 30 anos do filme. É muito bom poder levar meu primogênito, pra ver no cinema um filme, que há 30 anos eu não pude ver no cinema pela minha idade não estar na classificação indicativa. Simplesmente o melhor suspense policial de todos os tempos.



Na trama, dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.



O filme te prende do começo ao fim, com um ótimo desenrolar. É um suspense policial bem planejado pelo autor , com um serial killer que mata baseando-se nos 7 pecados capitais e um final muito bem feito. Roteiro brilhante, atuações inesquecíveis e atmosfera sombria. Em uma semana, você terá a chance de rever nas telonas este clássico.


Veja o trailer:


Compartilhar