terça-feira, 14 de outubro de 2014

Filme: Garota Exemplar

Na noite do dia 14 de outubro de 2014, fui com o José Fernando e a Ana Geyse ao UCI Cinemas do Shopping Iguatemi ver o suspense dirigido por David Fincher e baseado no best-seller de Gillian Flynn "Garota Exemplar".
O filme apresenta os segredos e os dilemas de um casamento moderno. No início do filme, ouvimos alguns questionamentos e então conhecemos o casal perfeito, que no início do relacionamento, prometem jamais serem o marido frio e a mulher controladora. No entanto, isto é exatamente o que eles se tornam com poucos anos de ralacionamento. Dizem que no início tudo são flores. Nem todo casamento está preparado a lidar com problemas. Neste caso, eles são obrigados a deixar a vida em Nova York e se mudarem para o Missouri após a notícia de que a mãe de Nick está com câncer.
No dia do 5º aniversário de casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) retorna pra casa, após um tempo no bar onde trabalha com a irmã e se depara com a casa revirada e não encontra sua esposa. Ele então comunica a polícia que Amy (Rosamund Pike), está desaparecida. Sob pressão da polícia e especialmente da imprensa, a imagem desse casamento perfeito começa a desmoronar. Logo, suas mentiras e seu comportamento estranho fazem com que o espectador acredite que Nick Dunne matou sua mulher.
Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta escapar da rede de mentiras criada por ele, especialmente em relação a sua amante e provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu verdadeiramente com Amy. É quando tem que lidar com um grande quebra-cabeça, ou uma espécie de caça ao tesouro. Durante muitos anos eu brinquei com minha esposa de caça ao tesouro, infelizmente deixei esse hábito para trás, mas o filme me reacendeu a vontade de presenteá-la com pistas...
No 2º ato do filme, somos apresentados os fatos verdadeiros e a "garota exemplar" do primeito ato é desfeita e conhecemos a sociopata que é a mulherzinha que parecia perfeita. Assim, merece elogios a montagem de Kirk Baxter. O autor do livro, participou do roteiro deste longa, logo deve estar bem coerente com os fatos narrados no livro. O grande mérito é eles serem revelados sempre no momento oportuno.A cena do assassinato do miliionálio interpretado por Neil Patrick Harris é espetacular!
Pode parecer brincadeira, mas a inexpressividade de Ben Affleck cai como uma luva no papel do marido que não sabe como lidar com a situação que está vivendo. No entanto, Rosamund Pike encarna sua personagem dúbia com unhas e dentes, certamente ganhará premiações, além de muitas indicações.
Trata-se de mais um grande filme de Finsher, que está se tornando um mestre do suspense contemporâneo. A crítica direta a mídia e aos realitys shows é espetacular. O filme funciona também como uma crítica aos EUA, que após a crise econômica, tenta se manter aparentemente como o país perfeito.
No entanto, o que me preocupa é essa visão equivocada do casamento, como sendo algo ameaçador. Isso não desfaz os méritos do filme, só espero que exceção seja tratada como tal, pois o que é visto no filme, não reflete o que é verdadeiramente um casamento. Tenho ciência de que existem vários casamentos que buscam apenas sustentar a aparência, mas esta não é a vontade divina para a união entre um homem e uma mulher, que como o filme mesmo mostra, é a formação de uma família, com filhos. Lamento que isso às vezes seja visto distorcidamente. Recomendo. Nota: 10,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar