quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Livro: Memórias de Uma Gueixa

Na noite do dia 14 de fevereiro de 2006, vi no cinema o filme 'Memórias de Uma Gueixa'. Me recordo que gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa, e o romance/drama do filme me emocionou. Adorei a fotografia, trilha sonora, o excelente roteiro, o belíssimo figurino e a exemplar direção de arte. Inclusive recebeu 6 indicações ao Oscar 2006 e ganhou nas categorias Direção de Arte, Fotografia e Figurino.

Quando soube que fora baseado num livro de Arthur Golden, fiquei com vontade de lê-lo, e foi isso que fiz. Demorei uns 2 meses na leitura. Queria ter terminado ano passado, mas terminei neste 11 de janeiro de 2012.

O livro é muito interessante, tal qual o filme, que por sinal foi muito adaptado. Mostra a trajetória da gueixa Nitta Sayuri. A capa do livro, é uma obra de arte. É um romance fascinante, e serve para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher. Sendo interessante o fato de ter sido escrito por um homem.

Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde Chiyo, uma menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, acompanhamos sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem. Além, da educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Porém,a Segunda Guerra Mundial forçou o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Recomendo demais a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar