quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Filme: Blue Jasmine

Na noite do dia 28 de novembro de 2013, fui com minha esposa ver a sessão anual de Woody Allen no cinema, com o longa "Blue Jasmine". Recomendo ler o post ao som de Blue Moon...
Woody Allen é um gênio, isso é inegável. Sua disposição de nos entregar um filme por ano, mostra o quão paranóico ele é. Sua personalidade muitas vezes já foi exposta no cinema, neste filme, seu alter ego é Jasmine, interpretada de forma esplendorosa pela talentosíssima Cate Blanchett.

Ela dá vida a uma mulher rica que perde todo seu dinheiro e se vê obrigada a ir morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa bem modesta para o padrão de Jasmine. Seu ex-marido, se suicidou na prisão, após cometer inúmeras falcatruas com suas empresas.

No entanto, Jasmine pretende sair do marasmo. Para isso, matricula-se num curso de computação e resolve a contragosto trabalhar como secretária de um dentista, que se apaixona por ela e a assedia em pleno trabalho. No entanto, ela procura um homem que possa resolver seus problemas financeiros, ao mesmo tempo em que ela precisa descobrir quem ela é, e que São Francisco será sua nova casa.

Entendo que muitos não gostem e não entendam o estilo de Allen, mas a forma como ele vai revelando os segredos dos personagens, faz com que o roteiro flua de uma maneira sólida, apesar de são ser linear. No entanto, tudo é revelado no momento certo, fazendo com que a degustação do longa seja extremamente prazerosa.

As atuações estão impressionantes. Cate Blanchett possivelmente será indicada ao Oscar, pois ela verdadeiramente encarnou a personagem. A trilha sonora como de costume é esplendorosa, destaque para Blue Moon, que surge o tempo todo sendo citada inclusive na fala da personagem principal.

Apesar da de diversas situações engraçadas, o filme é mais dramático, do que comédia. Não é o melhor que o Allen tem a oferecer, mas é agradabilíssimo e só o fato de ser escrito e dirigido pelo mestre, faz com que o filme seja recomendado para os que curtem a sua filmografia. Nota: 8/10.

Segue trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar