sábado, 23 de novembro de 2013

Filme: Jogos Vorazes - Em Chamas


Na tarde do dia 23 de novembro de 2013, acompanhado do amigo Josias Marcelino e almoçando um Kalzone de fillet com cheddar e um Aquarius Fresh, vi o espetacular "Jogos Vorazes: Em Chamas".

O filme inicia mostrando como está a vida de Katmiss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) após a afronta de Katniss à organização dos jogos, que acabou consagrando um casal como vencedores da 74ª edições dos Jogos Vorazes. Agora, Katniss deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

As atitudes de Katniss incitaram rebeliões em vários distritos e com isso a garota se vê diante da represália do Presidente Snow (Donald Sutherland), que indiretamente os obriga a participarem de uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário, na 75ª edição dos jogos, que acontece a cada 25 anos.


Vemos também a dificuldade de Katniss em manter a farsa do seu relacionamento com Peeta, pois Gale é o grande amor de sua vida. Na excursão pelos distritos,  eles tentam cumprir os protocolos, mas é visível a todos a falsidade nas palavras do casal. A cena no distrito 11, quando um velhinho faz o sinal de três dedos e imita o som do tordo é emocionante!

A história segue num ritmo similar ao primeiro filme. Os excelentes livros da Suzanne Collins ajudam o roteiro, que apesar de longo, passa rapidamente. Ao término da sessão, a minha vontade era de ver o filme novamente, como nos velhos tempos, onde era possível ficar de uma sessão para outra...

Jennifer Lawrence está lindíssima e competentíssima como protagonista feminina. Ela leva o filme nas costas, mas o elenco de apoio também está muito bem, especialmente os que entram na saga neste segundo filme.

A ideia inicial tanto da Lionsgate quanto do diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme da série, era que ele permanecesse no comando da sequência. Entretanto, a Lionsgate queria que "Jogos Vorazes - Em Chamas" fosse lançado já em 2013, enquanto que Ross desejava ter um tempo maior entre os dois filmes. Como não conseguiu convencer o estúdio, acabou deixando o projeto e sendo substituído por Francis Lawrence. Não percebi grandes mudanças en função da mudança do diretor.
Como fiz com o primeiro filme, agora irei ler o livro e mergulhar ainda mais na realidade de Panem e seus Jogos Vorazes, que nada mais é do que uma crítica feroz ao sistema capitalista que vigora em nossa sociedade. Ler o livro depois do filme, é uma pratica que acho saudável, pois me ajuda a conter a expectativa para o próximo, ao longo do intervalo de um ano entre um filme e outro. É um livro/filme adolescente, mas com muito conteúdo. Por isso recomendo. Nota 10/10.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar