domingo, 1 de junho de 2014

O Bom Samaritano

Na tarde/noite do dia 1º de junho de 2014, fui com a família para mais um culto na IBC. Porque para estar em sintonia com Deus, precisamos fazer parte de um grande ajuntamento. Deixamos o Sahel com a amada Tia Nanda e fomos a tenda. Nos sentamos ao lado de uma das câmeras que filmam o culto e transmitem on line.

Me deparei com um problema, as cadeiras um pouco empoeiradas e eu sem saída para pegar algo para limpar. Quando surge o voluntário Luciano que gentilmente me cumprimenta e recebe o pedido de pegar um papel para que eu pudesse limpar a cadeira. Graças a Deus por cada servo da recepção, que sempre atendem a todos de forma tão gentil.
Os louvores entoados foram "Muito mais de Deus" do Kléber Lucas, "Sobre a Terra" do Trazendo a Arca, "O Meu Querer" de Paulo César Baruk e "O mesmo não Serei" de Daniel Almeida. O Pr. Jose Edson cumprimentou aos visitantes e informou acerca do aplicativo disponibilizado pela IBC. Citou também a reforma das calçadas e grades novas que foram instaladas no perímetro da propriedade da igreja e que em virtude da semana do meio ambiente, no culto de domingo pela manhã, haverá plantação de árvores no entorno da igreja.

Subiu ao palco da igreja, o irmão Rubens, esposo da irmã Magali, que estão em Portugal. Ela está com cancêr no pulmão e em tratamento para que não se alastre. Foi pedido também orações pela recuperação da Melissa que está em Recife e acometida de meningite. Também foi informado acerca do Sábado da Liderança. Houve a leitura de alguns Salmos e as ofertas foram recolhidas ao som de "Mais Perto Quero Estar" instrumental. Antes da mensagem, ainda ouvimos "Deus Pai" de Kléber Lucas num lindo solo de Daniel Almeida.
O Pr. Armando assumiu o púpito citando a transformação e visita que fará na Barra do Bento que possui um açude na região que foi construído com apenas R$ 100.000. Convocou irmãos que possuem veículos 4 x 4 para ir na terca-feira. Foi citado também a Copa do Mundo e o sentimento de frustação na população. Lembrou a programação do Sal Surfistas às 19h das segundas 16, 23 e 30 de junho. Estarei lá na volta da Jurema participando e vestindo a camisa.

Armando fez a leitura de Lucas 10:25-37, texto simples, mas que requer uma explicação detalhada. Na contextualização da parábola sobre um estudioso que conhecia a lei e fez uma pergunta errada a Jesus. Não há nada que possamos fazer para nos tornar herdeiro de alguém. Armando perguntou como ser herdeiro do Ivens Dias Branco por exemplo?

A religião muitas vezes coloca um jugo nas costas das pessoas, como que se fazendo alguma coisa, fosse capaz de alcançar outra. Jesus responde a indagação do estudioso com uma pergunta que o estudioso sabe a resposta, mas o padrão de Deus é elevado demais. Ao invás de pedir ajuda, o estudioso busca camuflar sua intenção.

Dependemos da graça de Deus para não praticar o mesmo mau dos que estão nos presídios de seguranca máxima. Devemos parar de fazer o jogo do mérito. Se livrar de carma, seria uma forma de justica própria. O estudioso da lei busca então baixar o nivel da exigência no versículo 29.

Quando conhecemos a Cristo, entendemos que fomos tirados das trevas e depois de pouco tempo esquecemos dos que ficaram nas trevas e nos preocupamos apenas com os que nos são convenientes.
Jesus responde com uma parábola que narra uma noticia que possivelmente teria sido veiculada no Barra Pesada de Jerusalém. Armando lê o texto imitando o jornalista Gil Gomes...

O homem saiu de Jerusalem para Jericó, foi assaltado, mas teve sorte, pois passaram algumas pessoas. Os vilões são da turma do estudioso e o herói é o inimigo do estudioso, um samaritano. Sacerdote, levita e samaritano passam pelo homem à beira do caminho. O Pr. Armando citou o texto de Oséias 6:6 - misericórdia e não sacrifício; conhecimento e não holocaustos.

Não é frequência de culto que faz um crente... PG que se reune apenas para cuidar de si e não exerce amor ao próximo e misericórdia não esta fazendo a vontade de Deus. O óleo usado na parábola, não tinha unção, era medicinal... No rádio ouvimos crentes que querem que os feridos entrem pela porta do templo para serem ungidos...

Algumas frases importantes registradas: Ser pequeno num mundo perdido não é virtude. Jesus não mantinha a postura elitista de um rabino. Nada que possamos fazer irá aumentar ou diminuir o amor de Deus por mim.
Antes do término, foi exibido um vídeo intitulado Discípulos e que indagava: Quem é o meu próximo? O vídeo mencionou o Projeto Rua do Diego Chaves e também tinha participação da Emília Dias. Que possamos ser portadores da graca de Deus na vida de nossos próximos. Foi feito o apelo e vidas foram salvas. Glórias a Deus. O culto foi encerrado ao som de "Não Posso Me Calar" de Daniel Almeida.

Segue vídeo:


Segue esboço:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar