quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Chorão - Marginal Alado

 

Documentário Chorão - Marginal Alado (Brasil, 2021) de Felipe Novaes retrata a vida e a carreira do cantor brasileiro Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Vivi intensamente o auge da banda, que era uma das minhas favoritas na adolescência. Embora esteja disponível na Netflix, fiz questão de ver na sala de cinema.


Além de depoimentos sobre sua vida pessoal e profissional e imagens de arquivo, o filme acompanha a história de uma das estrelas do rock mais importantes do Brasil. Chorão viveu duas décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheios de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose de drogas, em 2013.

Se existe alguma metáfora para explicar o quão dedicado e perfeccionista era Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., ela se encontra no skate, esporte amado pelo cantor e compositor. Quando via a chance de realizar uma manobra perfeita na pista, ele não parava até sentir que estava 100% perfeita. E era assim na frente e atrás dos palcos.

O documentário deixa nítido que o desejo de Chorão em encontrar a perfeição profissional era completamente proporcional ao desgaste físico e mental que encarou em seus últimos anos de vida. Com o auxílio de inúmeros depoimentos (que vão de Marcello Nova e João Gordo a esposa de Chorão e o filho, seu motorista e um amigo de infância), Marginal Alado é uma obra honesta que não tem medo de dizer abertamente quem era Chorão de fato.


Assim, o filme não traz nada de novo, apenas aquilo que já sabíamos, mas que era importante ter esse registro. Chorão foi o grande ícone de uma geração. Vencedor do prêmio de melhor documentário nacional no voto popular na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, deixa claro que quem escolhe o refúgio das drogas, envereda por um caminho muitas vezes sem volta.

Segue trailer de Chorão - Marginal Alado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar