domingo, 17 de fevereiro de 2013

Verdades e Mitos sobre Bençãos e Maldições

Na tarde deste domingo, 17 de fevereiro de 2013 estive com a família em mais um culto na IBC. Estávamos acompanhados do Márcio, da Manu e da Yasmin. As mulheres foram ao Geração Futuro entregar as crianças. Eu e o Márcio fomos para a tenda e desfrutamos do momento de louvor.

'Sou Livre' do Daniel Costa, 'Jeová é o teu cavaleiro' e 'Abençoada' do Kléber Lucas, 'Deus de Promessas' do Toque no Altar e 'Nada Além do Sangue' do Fernandinho foram algumas das canções entoadas. Como o dia estava chuvoso, a tenda foi enchendo apenas no decorrer dos louvores...

O Pr. José Edson deu alguns avisos, basicamente sobre a 2ª edição do Summit e sobre o ISO 2013, onde foi mostrado um vídeo resumindo o evento ocorrido no Carnaval. Posteriormente, houve o momento de ofertório.

Então o Pr. Armando subiu ao palco, reforçou o aviso do Summit, comentou sobre suas férias e alguns acontecimentos recentes. Destaque para o ano de seu 60º aniversário e comemoração de 30 anos de ministério, motivo pelo qual, o Pr. estará ausente alguns domingos da igreja... É lógico que sentimos a falta do Pr. Armando, mas os demais pastores não deixam em nada a desejar na sua ausência.

Então lemos alguns textos no livro de Números que fala sobre Balaão e Balaque (Números 22 a 24) e então foi falado sobre algumas verdades e mitos acerca de bençãos e maldições. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1 João 5:18).

Segue esboço da mensagem:

BENÇÃO – Declaração verbal que expressa o desejo de colocar alguém sob a cobertura do cuidado, provisão e favor de Deus. A despeito do incondicional pacto das bênçãos divinas, a posse temporária de tais promessas e bênçãos estão condicionadas à obediência dos mandamentos divinos, sendo que a desobediência atrai sobre o povo a natural consequência punitiva ou disciplinadora das maldições (De 27:1-28:68).

MALDIÇÃO – As maldições a nós reservadas como desobedientes e alheios ao pacto Abraâmico, foram assumidas por Jesus que se tornou “maldição” por nós (Gl 3:13) a fim de nos abençoar com o pleno e incondicional perdão dos pecados (Rm 4:6-9; Sl 32:1-2).Por isso, recebemos toda a sorte de benção espirituais em Cristo (Ef 1:3) como também herdamos as promessas divinas feitas aos patriarcas (He 6:12, 15; 12:17; 1 Pe 3:9). Assim como Israel, também fomos convocados pelo Deus do Pacto a sermos benção para o mundo em que vivemos, abençoando inclusive os que nos amaldiçoam e perseguem (Lc 6:27-28; Rm 12:14; 1 Co 4:12; 1 Pe 3:9; cf. Is 19:24; Zc 8:13).

O EXEMPLO DE BALAÃO - Estabelecidos nas planícies de Moabe, os filhos de Israel preparavam-se para invadir a terra prometida. Embora os israelitas tivessem passado por Moabe pacificamente, Balaque, o rei, tramou um plano – junto com os vizinhos midianitas –contra Israel. Balaque teme o poder dos israelitas e envia um profeta – Balaão para amaldiçoar o povo. Por cinco vezes ele fica diante do povo e não consegue  maldiçoar o que Deus abençoou.

Nenhuma condenação, nenhuma separação, nenhuma maldição, nenhuma praga pode atingir os que estão em Cristo Jesus. Por isso, cabe o desafio para que hoje, reafirmemos a autoridade e a posse de Cristo sobre tudo que somos e temos.

Aos que viveram à mercê dos inimigos, descobertos da proteção divina, HOJE é dia de Salvação, HOJE É DIA DE CONFESSAR JESUS COMO “SENHOR”, DONO ABSOLUTO DA SUA VIDA.

No final do culto, algumas vidas tiveram o privilégio de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Foi uma benção! E ao que parece esta mensagem continua na semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar