sexta-feira, 12 de abril de 2013

Filme: O Universo Graciliano

 
No início da tarde do dia 12 de abril de 2013, estive no Cine Livraria Cultura vendo o filme 'O Universo Graciliano' na programação do Festival É Tudo Verdade 2013.

No filme, o diretor Sylvio Back recupera a obra e a vida do autor falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como "São Bernardo", "Vidas Secas", "Angústia", "Infância" e "Memórias do Cárcere".

Por meio de mais de vinte depoimentos, o filme traça um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, combinando diversos materiais de arquivo com entrevistas de pessoas próximas ao escritor. O grande problema é que o filme resume-se a isso. O assunto muda constantemente, assim como os planos de câmera, que acabam sendo bastante ousados em alguns momentos.

Entre os entrevistados estão Luiza Amado, filha de Graciliano, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Lêdo Ivo e seu advogado e confidente Paulo Mercadante, recompõe-se o perfil do homem e do autor, revendo episódios como sua atuação na política, como prefeito de Palmeira dos índios, sua militância comunista e sua prisão pelo Estado Novo. O filme traz ainda imagens inéditas da Maceió da década de 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar