quinta-feira, 3 de abril de 2014

Filme - Uma Estranha Amizade

Na tarde do dia 3 de abril de 2014, após o dia de trabalho e antes de uma aula sobre Licitação e Contratos na faculdade, fui ao Arcoplex Dom Luis ver o filme "Uma Amizade Estranha". Tive que deixar o ingresso no guichê de estacionamento, para ganhar a cortesia. Tive que pedir uma cópia para a atendente, mas não creio que essa seja a forma adequada de dar um benefício, pois cinéfilos verdadeiros colecionam seus ingressos.

Gosto de ver filmes no escuro, por isso vou ao cinema... Mas o escuro a que me refiro, diz respeitos a filmes que não tem tanta divulgação, de modo que podemos ser surpreendidos com uma experiência cinematográfica. Lamentável apenas a atitude de alguns funcionários do cinema, que entraram na sala no meio da projeção, só para verem as cenas de sexo (desnecessárias) exibidas no filme... No entanto, o filme é humano o suficente para que isso seja tolerado. Filme despretencioso que me arrebatou... Até a sua tradução está perfeita, pois o nome original Starlet, se refere ao cachorro...


O longa aborda a estranha amizade entre Jane (Dree Hemingway), uma atriz de filmes pornô de 21 anos, e Sadie (Besedka Johnson), uma aposentada de 85 anos. Elas se conhecem quando a jovem decide comprar objetos no bazar de Sadie, e descobre uma grande quantidade de dinheiro escondida numa garrafa térmica adquirida na venda.

Jane mora com os amigos, eles usam drogas, jogam video game, levam uma vida de risco e sem sentido algum. Jane fica relutante entre devolver o dinheiro a Sadie e usufruí-lo, pois ela percebe que Sadie não tem ideia que esse dinheiro exista, pois ao ser procurada, Jane constata que Sadie vive sozinha e não "aceita" devoluções das vendas realizadas.

Jane insiste e em manter contato para ter conhecimento da realidade de Sadie e quem sabe devolver o dinheiro. Aos poucos, ela vai vencendo a desconfiaça de Sadie e fortalecendo os laços de amizade. O maior interesse de Jane, é ajudar Sadie da melhor maneira possível, então ela acompanha a senhora em suas idas ao bingo e descobre o sonho que ela tem de conhecer Paris, e descobre também que ela supostamente não teve filhos e é viúva de Frank, a quem ela muito amava. O final do filme consegue emocionar. Embora não tenha me levado às lágrimas. O afeto de uma amizade onde não há interesses é algo que levo comigo e estou disposto a oferecer aqueles que quiserem ser verdadeiros amigos.

As atuações estão boas, especialmente da dupla principal Besedka Johnson e a lindíssima Dree Hemingway, que é bisneta do escritor Ernest Hemingway e filha de Mariel Hemingway, que atuou em Superman IV. A diração é segura e utiliza de muita câmera na mão para aproximar ainda mais das personagens. A fotografia do filme está meio estourada, especialmente nas cenas externas, de modo que incomoda um pouco, mas é perdoável em função do baixo orçamento do longa. Aplausos ao estreante Diretor, Produtor, Roteirista e Montador Sean Baker. O longa foi selecionado em festivais independentes de grande porte, como Locarno e Mal del Plata, além de ter sido indicado no Independent Spirit Awards. Nota: 8,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar