sábado, 14 de setembro de 2019

Exposição Ameríndios do Brasil na Caixa Cultural Fortaleza


Aproveitando minha ida a Caixa Cultural com a família, vimos a exposição “Ameríndios do Brasil – Antropologia da Beleza”, que apresenta belas fotografias do cotidiano indígena brasileiro.


São 40 fotografias capturadas pelas lentes do fotógrafo Renato Soares que buscam resgatar o que há de melhor na nossa cultura ancestral. Há 25 anos, Renato registra a diversidade cultural indígena brasileira, percorrendo o país de Norte a Sul a fim de construir um grande acervo etnofotográfico brasileiro, resgatando as origens do povo tupi.


A exposição “Ameríndios do Brasil – Antropologia da Beleza”, projeto para o qual Renato se dedicou integralmente, traz os registros dos povos habitantes do Rio Xingu, como os Waurá e os Kaiapó, compostos por mais de 5 mil indivíduos em 14 etnias. O objetivo da exposição é revelar, valorizar e provocar reflexões sobre a importância cultural dos primeiros habitantes do país que lutam para manter sua identidade viva e reconhecida.


“Quero mostrar rostos, valorizar culturas, buscar o respeito às identidades, dar visibilidade aos povos originários. Porque quem não é visto corre o risco de ser esquecido”, ressalta Renato Soares.



Para o fotojornalista Juan Esteves, em artigo sobre a Antropologia da Beleza, as fotos do Renato são “imagens que mostram claramente o entendimento mais profundo e importante bem como a singularidade das culturas indígenas brasileiras”. Esse ponto de vista o faz se distanciar da herança cristã imposta pelos europeus, mantendo intacta a vasta cultura genuinamente brasileira, ainda tão desconhecida pela maioria da população.

SERVIÇO:

Data: 28/08/2019 a 06/10/2019
Horário: terça a sábado, de 10h às 20h, e domingo, de 12h às 19h
Informações (85) 34532751
Local: Galeria Multiuso
Valor do Ingresso: Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar