quinta-feira, 25 de julho de 2019

Atentado ao Hotel Taj Mahal



Suspense baseado em fatos reais ocorridos em 2008, Atentado ao Hotel Taj Mahal [Hotel Mumbai, Austrália, Índia, Estados Unidos, 2016], de Anthony Maras em sua obra de estreia, que consegue nos manter presos na poltrona, sentindo um pouco do pesadelo vivido por quem enfrentou esse atentado terrorista realizado pelo grupo islâmico Lashkar-e-Taiba, que executou doze ataques pela Índia, concentrados principalmente na cidade de Mumbai, com tiroteios e explosões que deixaram 164 mortos e mais de 300 feridos.



A história real de humanidade e heroísmo, baseada nos ataques terroristas ao famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai, na Índia, no ano de 2008. Um grupo de terroristas chega à cidade de barco, disposto a promover uma série de ataques em locais icônicos da cidade, inclusive no famoso e luxuoso hotel Taj Mahal, bastante conhecido pela quantidade de estrangeiros e artistas que nele se hospeda. Mumbai ficou literalmente sitiada.

Quando os ataques começam, o humilde funcionário Arjun (Dev Patel) tenta ajudar todos a se protegerem, enquanto David (Armie Hammer) e Zahra (Nazanin Boniadi) buscam algum meio de retornar ao quarto em que estão hospedados, já que nele está seu bebê e Sally (Tilda Cobham-Hervey), sua babá. Entre os sobreviventes, está também o renomado chef Hemant Oberoi (Anupam Kher), que arriscou sua vida para proteger as demais vítimas.

Me chamou atenção o fato da força policial local não ser suficiente para combater o atentado, mais parecendo se tratar de um vilarejo, do que uma grande cidade que é o centro financeiro indiano. O longa é eficiente e contundente em sua proposta. Não temos uma espetaculização da violência sobre a tragédia real, embora a insensibilidade com que os terroristas operam é palpável e transmitida com uma verossimilhança inacreditável.

O filme usa de forma correta imagens de notícias reais em televisões, sendo algo que torna sempre um filme mais impactante e crível, sendo uma maneira inteligente de lidar com a exposição, permitindo que a trama avance rapidamente. Não vemos um clima melodramático, que muitas produções inspiradas em fatos reais se aproveitam. Vale o ingresso.

Veja o trailer de Atentado ao Hotel Taj Mahal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar