segunda-feira, 15 de julho de 2019

Revendo Toy Story 4


Revi Toy Story 4 de John Lasseter, Josh Cooley, com o Sahel. Sou fã incondicional da franquia sobre os brinquedos que ganham vida na ausência de humanos. Esse quarto filme, fala sobre a ascensão e a queda da amizade e mostra como um cristão deve agir quando um semelhante se sentir um lixo e não valorizar o fato de ser uma criatura do Criador.


Esses dias, li um texto da Pra Ana Paula Rosa, que reproduzirei a seguir, pois de fato relata o que podemos como cristão, ver no quarto filme da franquia.

"Olhando o filme Toy Story por essa perspectiva nota-se claramente a figura da igreja. A trama se desenrola agora com os brinquedos morando agora na casa da pequena Bonnie. Então Woody apresenta aos amigos o novo brinquedo construído por ela: garfinho, baseado em um garfo de verdade. Masss... Garfinho não gosta nenhum pouco da ideia de agora ser "um brinquedo" o que se torna um desafio para a turminha do quarto: Convencer o garfinho de que ele foi criado pela Bonnnie e que agora ele é um brinquedo - porque ele acredita que ele é um LIXO! Todas as vezes que ele vê uma lata de lixo ele fica todo alvoraçado se identificando com aquele "ambiente". Então os outros brinquedos começa a vigia-lo para que ele não volte para o LIXO, uma vez que ele não pode ver uma lata de lixo que ele pula dentro... Tem um momento muito interessante que o Woody pergunta para ele porque ele se comporta daquela forma e o Garfinho diz que é porque ele foi feito daquilo, ele foi feito para ser DESCARTÁVEL... acreditando firmemente que ele não tem valor algum e que foi feito para usado e jogado fora..

Woody começa a ministrar sobre ele uma verdade que ele ainda não havia se dado conta dizendo que agora é diferente, que a Bonnie havia feito ele, usando ainda uma expressão mais forte ainda: "A Bonnie AMA você"!

Quantas vezes nós pastores deparamos com pessoas como esse garfinho - que não consegue enxergar o quão amados por Deus eles fora através do sacrifício de Jesus na cruz. E muitas vezes temos que ficar "vigiando" essas pessoas porque volta e meia elas estão se jogando no "lixo do pecado" outra vez. Voltando as práticas que as fazem sofrer, que as prejudicam, que as adoecem.. porque não acreditam que há valor nelas.. .


Aquele garfinho em sua essência era de fato lixo, sem valor. Mas qual o valor dele agora? É porque ele era amado por aquela garotinha que o criou. Em um dado momento ele indaga querendo garantias e pergunta: "Como é que eu sei que eu sou um brinquedo e não um lixo?" E então ele entende que essa garantia está embaixo do pesinho dele onde está escrito o nome da Bonnie...

Ei! É por causa do seu dono que você tem valor! É por quem te criou! Quem escreveu teu nome na palma da mão! É por causa daquele que escreveu teu nome no livro da vida no dia em que você o aceitou... É AÍ QUE ESTÁ O TEU VALOR! O seu valor não está naquilo que você fez de ruim, como também não está naquilo que você fez de bom, o seu valor está por causa do NOME que está sobre a tua vida! 


Você realmente continua não tendo valor se olhar pra você com os olhos humanos, mas se olhar com os olhos de Cristo encontrará um valor inestimado. Valor de sangue! Repita comigo: EU NÃO SOU LIXO. EU SOU AMADO POR JESUS!

Por Pra. Ana Paula Rosa"


Também fiquei extremamente emocionado quando vi o vídeo abaixo, que fala sobre a ascensão e queda da amizade. De fato às vezes é necessário deixarmos nossos amigos irem. Não foi fácil Woody se despedir da turma, como não é fácil um pai deixar um filho partir, como não é fácil crescer e deixar os brinquedos para trás.

Quem me conhece sabe como amo a franquia Toy Story e como os filmes sempre se relacionaram comigo. Seja com o Ronald de 10 anos em Toy Story 1, o adolescente que viu Toy Story 2, ou o adulto prestes a se tornar pai em Toy Story 3. Que privilégio poder ver um filme da franquia Toy Story nos cinemas com meus filhos...

Veja o vídeo Ascensão e queda da amizade e se emocione:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar