domingo, 1 de março de 2020

O Preço da Verdade - Dark Waters


Drama baseado no artigo "O advogado que virou o pior pesadelo da DuPont" (tradução livre de The lawyer who became DuPont's worst nightmare), de Nathaniel Rich e publicado pela revista do The New York Times O Preço da Verdade - Dark Waters [Dark Waters, Estados Unidos, 2019], de Todd Haynes mostra a fabulosa história real de um advogado que arriscou sua carreira para descobrir um sombrio segredo escondido por uma das maiores empresas do mundo e levar justiça a uma comunidade perigosamente exposta por décadas a produtos químicos mortais.

Produzido pela Participant Media, dos recentemente oscarizados Spotlight: Segredos Revelados (2015), e Green Book: O Guia (2018), a trama nos conta a história chocante e heroica de um advogado de defesa ambiental corporativo Rob Bilott (Mark Ruffalo) que acaba de firmar uma parceria em seu prestigiado escritório de advocacia em Cincinnati, em grande parte pelo seu trabalho por defender grandes empresas do setor químico.

Rob Bilott se vê em conflito no ano de 1995, depois de ter sido procurado pelo fazendeiro Wilbur Tennant (Bill Camp), que se torna uma persona non grata em sua comunidade da Virgínia Ocidental que acreditam que a fábrica local da DuPont apenas emprega e traz benefícios para a comunidade, não crendo que ela esteja despejando lixo tóxico no aterro que está destruindo o ambiente, poluindo o lençol freático e consequentemente o rio local e matando o gado do fazendeiro.

Tennant relata que suas vacas estão adoecendo e morrendo ao beberem a água do rio que corta sua propriedade, e que a responsabilidade seria da empresa. A princípio contrariado, Billot aceita o caso e vai, aos poucos, descobrindo que, na verdade, se tratava de um terrível e criminoso desastre ambiental – agravado pelo fato de que a corporação esteve sempre ciente dos danos causados.

Na esperança de descobrir a verdade sobre o que está acontecendo, Bilott, conta com a ajuda de seu parceiro na empresa, Tom Terp (Tim Robbins), e registra uma queixa que marca o início de uma luta épica de 15 anos - que não apenas testou seu relacionamento com sua esposa, Sarah (Anne Hathaway), mas também sua reputação, a criação de seus filhos, sua saúde e seu sustento. Analisando uma grande quantidade de documentos, o advogado descobre o produto C8, utilizado na fabricação de panelas antiaderentes com uso de Teflon.

A ação judicial se arrastou por décadas, e quase levou o advogado Billot à ruína pessoal e profissional, mas resultou numa das maiores indenizações já pagas por uma empresa privada – US$ 671 milhões para os atingidos. O filme traz à tona, sem rodeios e de forma incrivelmente transparente, a reiterada tentativa dos executivos de negar os crimes da empresa, com destaque para a atuação segura de Victor Garber no papel de Phil Donelly, um dos diretores da DuPont.

Com elementos típicos dos filmes de tribunal, apresentando as dificuldades de um advogado desacreditado pelo sistema – que trata o caso como uma “teoria da conspiração” –, o poder e a influência das megacorporações sobre a lei e a Justiça, além das tensas e sempre aguardadas sequências do julgamento propriamente dito.

A atuação de Ruffalo está muito boa, especialmente nas cenas de tribunal. O ator internaliza muitos sentimentos e os expressa nas sutilezas do personagem, que dedica anos da vida e da carreira para encontrar a solução do caso, ficando comprometido mental e fisicamente. A trilha sonora é outro fator que corrobora com a potencialização da ambientação, sendo utilizada de forma pontual e bem executada, ampliando a tensão e o drama. Esse é o tipo de filme em que o cinema tem papel fundamental,de suma importância, por apresentar ao grande público uma situação verossímil, que faz refletir até onde pode ir a ganância humana e o capitalismo proposto por neoliberalistas que destroem o meio ambiente visando exclusivamente o lucro.

Confira o trailer de O Preço da Verdade - Dark Waters:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar