quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Green Book - O Guia


Road movie dramático baseado em fatos reais, Green Book - O Guia [Green Book, Estados Unidos, 2018], de Peter Farrelly apresenta uma marcante e emocionante história real sobre racismo, mostrando o desenvolvimento de uma amizade entre um negro e um branco, nos Estados Unidos da década de 60.

O longa segue a história de Tony Lip (Viggo Mortensen), um segurança de boate de Nova York durão de família italiana. Ele é contratado pelo pianista negro, Don Shirley (Mahershala Ali), para ser seu motorista e segurança durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos. Lip então se vê obrigado a ficar frente a frente com o racismo que permeia a região e acaba formando uma inusitada amizade com seu chefe.

O roteiro do filme é baseado principalmente nas histórias que Tony contou ao filho, Nick, e que o rapaz gravou antes do pai morrer em janeiro de 2013. Então apresenta apenas um lado da história, mas não deixa de ser interessante. Chama a atenção a direção de Farrelly, que dá um tom de comédia ao filme, que o torna muito agradável de ser assistido, pois nos faz rir mesmo diante de situações horríveis. As atuações de Mahershala Ali e Viggo Mortensen estão fenomenais, sendo eles merecedores de suas indicações a prêmios.

Tony "Lip" Vallelonga, nascido Frank Anthony Vallelonga, ganhou seu apelido na infância por conta de sua reputação de falar muito. Durante a década de 1960, em que o filme se passa, ele trabalhava como segurança na boate Copacabana, e mais para frente viria a se tornar maítre da casa.

Foi sua posição no Copacabana que o deu a oportunidade de conhecer Francis Ford Coppola e o diretor de elenco de O Poderoso Chefão, Louis DiGiaimo, o que lhe rendeu um pequeno papel no clássico filme de máfia e deu início a sua carreira de ator. A partir daí ele atuou em filmes como Touro Indomável, Os Bons Companheiros, Donnie Brasco e o papel por qual ficou mais conhecido: Carmine Lupertazzi na série da HBO, Família Soprano.

Donald Waldridge Shirley nasceu em Pensacola, na Flórida, filho de dois imigrantes jamaicanos. Ele começou a tocar piano na igreja em que seu pai era reverendo com apenas 3 anos de idade. Lá, o convidaram para ir a Rússia estudar música clássica, mas seu pai não permitiu que ele fosse tão longe sem sua família, então ele continuou a tocar na igreja. Aos 18 anos de idade ele começou sua carreira profissional, tocando Tchaikovsky com a orquesta sinfônica Boston Pops.

Inicialmente, Shirley queria ser pianista clássico, mas sua gravadora, Cadence Records, achava que a ideia de um homem negro americano fazendo música clássica não venderia. Eles também achavam que ele precisava de um passado exótico para atrair o público, fazendo surgir a história de que Shirley teria nascido na Jamaica e estudado música na Europa. Sua educação formal foi nas universidades negras dos EUA. Dr. Shirley (como era chamado) compôs músicas como "Water Boy", com o Don Shirley Trio e "This Little Light of Mine", que faz parte de seu último álbum, "Home", e faz referência a uma música gospel popular.

Veja o trailer de Green Book - O Guia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar