sábado, 20 de julho de 2013

Filme: O Concurso

Na tarde do dia 20 de julho de 2013, após ver a sessão de 'Turbo' no UCI cinemas do Shopping Iguatemi, eu e o Gledson conseguimos pegar a sessão de 'O Concurso' bem em seu início.
O cinema nacional insiste em comédias. O público adora e entope as salas e os cofres dos produtores, então somos sempre apresentados a mais do mesmo. Este filme tenta focar num público específico, os concurseiros, e consegue cumprir seu objetivo que é divertir, mesmo usando e abusando dos estereótipos.

Nesta estréia de Pedro Vasconcelos na direção, conhecemos o gaúcho Rogério Carlos (Fábio Porchat), sofredor com a pressão do pai para fazer frente a famigerada "macheza" do povo dos pampas. O paulista Bernardinho (Rodrigo Pandolfo), nerd caretinha vindo do interior paulista e o cearense Freitas (Anderson Di Rizzi), um cearense devoto de todas as crenças religiosas.


Eles conseguiram se dar bem em um concurso público para se tornar juiz, mas ainda falta uma última etapa, que será realizada no Rio de Janeiro. Para isso, os três viajam para a Cidade Maravilhosa e lá encontram o quarto candidato, Caio (Danton Mello), um legítimo carioca, que acaba colocando todos numa tremenda enrascada por conta da ideia de conseguir o gabarito faltando menos de 48 horas para o dia da prova oral.

Eles se mentem numa grande enrascada e aprontam muita confusão! (Qualquer identificação com a voz do narrador da sessão da tarde não é mera coincidência).

Com isso, todos precisarão lidar com a bandidagem e um deles acaba encontrando uma antiga namoradinha dos tempos da juventude (Sabrina Sato em seu primeiro e espero que último trabalho no cinema).

O filme investe demasiadamente em piadas sexuais sobre virilidade, homossexualidade, além de explorar o clichê dos anões e alguns coadjuvantes no maior estilo 'Zorra Total'. O filme tem uma cena que nos remete a 'Priscila, A Rainha do Deserto' numa cena engraçadíssima e ainda encontra espaço para divulgar a Lei Seca.

Percebe-se com este filme, a criação de um nove estilo de comédias, onde um grupo de homens, se metem em situações inusitadas, tal como já vimos na série 'Se Beber, Não Case' e no recente 'Vai que Dá Certo'. Embora desnecessário, o filme diverte um pouco. O grande destaque é Fábio Porchat, que não por acaso é o que tem o maior apelo cômico entre os quatro atores principais.

Notei apenas algumas mudanças na palheta de cores do filme ao longo de sua exibição. Acho que poderia ter sido um pouco melhor trabalhado a parte técnica do acabamento final.


Vejam o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar