segunda-feira, 28 de julho de 2014

Filme: Amar, Beber, Cantar

Na noite desse 28 de julho de 2014, fui com a esposa ao UCI cinemas do Shopping Iguatemi ver "Amar, Beber, Cantar" no Cinema de Arte. Na fila, encontramos o casal amigo Juliano e Vivianny que iriam ver "Planeta dos Macacos: O Confronto"
O filme se passa em meio a ensaios de nova peça, quando surge o boato de que George estaria gravemente doente e com apenas alguns meses de sobrevida. Assim, o grupo de teatro amador fica abalado, e tentam dar continuidade aos ensaios da nova peça.
A trama gira em torno de Kathryn e suas amigas Tamara e Mônica, que se unem na dor e discutem qual delas acompanhará George numa última jornada. No entanto, seus respeitáveis maridos de classe média pensam que elas estão preparando-se para traí-los. 
O filme proporciona alguns momentos cômicos, mas é um humor diferente, refinado e que dificilmente agrada o grande público. Aparentemente parece ser mais um daqueles filmes para a terceira idade, que estão em moda ultimamente...
Dois casais sairam da sala durante a projeção. Minha esposa não estava gostando, mas no final até curtiu. Sabe aquele tipo de filme que você quer gostar e não consegue? Esse é um deles.  

O visual é inovador, especialmente no seu cenário, onde vemos a simplicidade na tela e parece que estamos vendo um espetáculo teatral. Outro ponto positivo é a ausência de alguns personagens, inclusive o tal George, que só existe nas falas dos atores e na imaginação do público, jamais sendo visto em tela. 
A montagem também merece elogios, especialmente com as transições animadas ilustradas por Blutch. No entanto, o filme não rende o que deveria e acaba sendo frustrante assistí-lo.
Última criação de Alain Resnais (1922–2014), diretor francês falecido recentemente com 92 anos e que mistura, teatro e cinema e tem ilustrações do cartunista Blutch, um de seus artistas preferidos. Ganhou o prêmio de Inovação Artística no Festival de Berlim 2014 e Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Não recomendo. Nota: 5,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar