quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pic-nic em família no Parque Barigui

Na manhã do dia 17 de setembro de 2014, fui com a família fazer um pic-nic no Parque Barigui, em Curitiba, como forma de agradecer a Deus pelos momentos maravilhosos que vivemos em nossa viagem.
O Parque recebe o nome do rio Barigui que foi represado para formar um grande lago em seu interior. Barigui significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes.
Além de refúgio para animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar enquanto que o seu imenso lago, com 230.000 m², ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba.
O Parque Barigui, assim como os demais parques da cidade, faz parte de uma política municipal de preservação de fundos de vale. O objetivo é evitar o assoreamento e a poluição dos rios através de monitoramento, proteger a mata ciliar, bem como impedir a ocupação irregular das suas margens, tornando estas áreas abertas à população na forma de parques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar