terça-feira, 10 de novembro de 2015

Meu Verão na Provença



Na noite deste 10 de novembro de 2015, fui ao Cinépolis do Rio Mar Shopping ver a sessão do Cinema de Arte, com o drama Meu Verão Na Provença (Avis de Mistral, 2014) de Rose Bosch apresenta uma típica história de férias adolescentes, com momentos de descobertas, quebra de paradigmas, e até mesmo diversão, abordando questões sérias como uso de drogas, sexualidade na adolescência, deficiência auditiva, nostalgia, tudo isso nas belas paisagens da Provença francesa.

Os irmãos Adrien (Hugo Dessioux) e Léa (Chloé Jouannet) e o pequeno Théo (Lukas Pelissier) partem de férias para a Florença, na Itália, depois de saberem que o pai vai deixar a família. Ainda abalados eles chegam à casa do avô Paul (Jean Reno), que nunca conheceram antes. Logo no primeiro contato, percebem que ele é um ranzinza incorrigível, grosseiro e pouco compreensivo com os novos netos. O choque entre gerações é inevitável, mas aos poucos todos passam a entender as atitudes de cada um. Aos poucos, eles descobrem que o avô foi um homem libertário e acostumado aos costumes livres da geração hippie.
De início, os jovens têm que lidar com a falta de conforto, as vespas e aranhas do local e a falta da tecnologia (ausência de sinal telefônico e Internet). Por não terem tido contato com o avô, eles vão se conhecendo aos poucos, até que ao encontrar uma caixa com fotografias da juventude de Paul, Adrien decide criar uma página no Facebook para o avô e acaba atraindo os antigos amigos deles para uma visita inesperada.

Embora o roteiro não aprofunde os personagens e seja bem previsível, somos cativados pela sensibilidade e sinceridade da projeção. A trilha sonora com canções indie folk conhecidas do grande público agrada, além disso, o filme apresenta a cultura do sul da França de modo natural. O elenco, com muitos rostos desconhecidos não decepciona, especialmente o pequeno Lukas Pelissier, que apesar de ser surdo e mudo atua bem e Jean Reno que não deixa a desejar nem mesmo com caras, bocas e olhares.

As lições de moral também cumprem seu papel, especialmente quanto ao cuidado dos jovens no uso de drogas e na questão da sexualidade. No entanto, abordagem a questão da luta contra o vício do alcoolismo é comovente, não tanto quanto a cena final, onde o pequeno Théo segura na mão de sua mãe e a leva ao encontro de seu avô... Embora falte o abraço antes dos créditos, ele certamente aconteceu.

 
Segue o trailer de Meu Verão Na Provença:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar