segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Os 33



Na tarde do dia 2 de novembro de 2015, vi com o Saulo o drama baseado no livro Deep Down Dark, do jornalista americano Héctor Tobar, Os 33 (The 33, 2015) de Patricia Riggen apresenta a emocionante jornada de sobrevivência dos 33 mineiros que passaram 69 dias embaixo da terra e comoveu todo o mundo.
No ano de 2010, em Capiapó, no deserto do Atacama no Chile, um desmoronamento da mina de San José faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Eles ficam em um lugar chamado refúgio e, liderados por Mario Sepúlveda (Antonio Banderas).
Enquanto isso, o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) faz o possível para conseguir que os mineiros sejam resgatados, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo. Nos primeiros 17 dias, eles ficam incomunicáveis com o mundo exterior para o desespero dos familiares. Faminto, o grupo precisa racionar o alimento disponível e divide alguns pacotes de bolacha, latas de atum até que conseguem dar indícios de que estão vivos.

O maior problema do filme reside no fato dele ser falado em inglês, embora utilize alguns atores latinos e uma diretora mexicana. Apesar disso, o filme cativa pelos momentos de tensão, especialmente a magnífica cena do desastre, nas cenas cômicas envolvendo alguns dos mineiros e especialmente no drama dos soterrados, especialmente na excelente cena da última ceia.

Apesar disso, o filme acerta em cheio ao abordar os conflitos existentes no grupo, a questão do vício nas bebidas, a exploração financeira e midiática em torno da tragédia, e especialmente o viés político (a não importância dada ao caso no seu início e o aproveitamento da circunstância quando da possibilidade de sucesso). Recomendado.


Confira o trailer de Os 33:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar