domingo, 11 de fevereiro de 2018

O Que Te Faz Mais Forte


Drama O Que Te Faz Mais Forte (Stronger, Estados Unidos, 2017) de David Gordon Green é um complemento do excelente O Dia do Atentado (Patriots Day, Hong Kong/EUA, 2016), de Peter Berg ao acompanhar a mudança na vida de um rapaz comum que perdeu as pernas no ato terrorista na Maratona de Boston em 2013 e como ele teve que lidar com a fama de herói atribuída a sua pessoa e o difícil processo de recuperação. 

Acompanhamos no filme, a jornada de Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) após o dia mais impactante de sua vida, 15 de abril de 2013. O homem de Boston de 27 anos da classe trabalhadora, estava na chegada da maratona de Boston, para tentar recuperar o amor da sua ex-namorada Erin (Tatiana Maslany), quando foi atingido por uma das bombas do atentado terrorista e perdeu as duas pernas. 

A montagem do filme é leve, mostrando até com certo humor como Jeff lida com a situação, e a preocupação imediata que ele teve de contribuir com a identificação de um dos suspeitos após recuperar a consciência no hospital. No entanto, posteriormente vemos uma pesada cena onde vemos literalmente Jeff perdendo as pernas e sendo socorrido pelo verdadeiro herói da história, um cowboy que perdera os filhos e pode ajudar Jeff como se fosse seu filho.

Assim, acompanhamos a trajetória de Jeff, marcada pelo apoio incondicional de Erin, ao longo de meses de reabilitação física e emocional com o apoio inabalável de Erin que se sente culpada pelo incidente e pelo aproveitamento familiar da fama inesperada, e o apoio da sua família, que está mais preocupada em desfrutar da fama obtida pelo rapaz, fazendo com que a Oprah procure a mãe de Jeff para entrevistas, em meio a dor do filho.

O que chama atenção no filme é a linguagem violenta que o ser humano utiliza para se comunicar. Ao longo da trama, temos cenas de berros num elevador, gritaria no hall de um hospital, uma discussão acalorada dentro de um carro, uma cena de Jeff se arrastando e gritando na porta de um edifício, uma cena com homens se agredindo num bar... Isso sem falar do ato terrorista...

No meio disso, vemos como um homem simples, que embalava frangos num supermecado, se torna um ídolo nacional e um exemplo de força e superação, sem sequer ter tempo de sofrer a perda inesperada. A empatia não surge com facilidade, pois em meio a dor, ele se entrega ainda mais ao vício da bebida. Algo bem diferente do que ocorre com o cowboy que conhecemos no dilema que Jeff enfrenta de entrar ou não no estádio de baseball para fazer um arremesso. Cenas de pessoas pedindo autógrafo ou para tirar fotos também são inseridas com naturalidade, sem que Jeff ainda tenha noção da imagem que representa.

O elenco está bem. Jake Gyllenhaal entrega mais uma boa atuação, mas quem chama atenção é a talentosa Tatiana Maslany, como a personagem mais humana na trama, capaz de abdicar da própria vida, para cuidar do namorado debilitado. O filme surpreende por não usar de sentimentalismo, apesar da história ser propícia para isso. Assim, o filme não é apenas sobre superar as circunstâncias difíceis, é sobre a superação de si mesmo e da tendência à autopiedade, raiva e ressentimento após literalmente perder as pernas.

Acompanhe o trailer de O Que Te Faz Mais Forte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar