quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A Forma da Água



Fantasia com 13 indicações ao Oscar, A Forma da Água (The Shape of Water, Estados Unidos, 2017) de Guillermo Del Toro, que é um exímio contador de histórias, mas que apresenta aqui um conto de fadas ambientado nos Estados Unidos na época da Guerra Fria. Não chega nem perto da qualidade do fabuloso O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, México/Espanha, 2006), mas o Oscar tem dessas de premiar filmes posteriores menores...

Durante a década de 1960, no laboratório secreto e de alta segurança do governo, em meio aos grandes conflitos políticos e as transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa (Sally Hawkins), zeladora em uma base secreta do governo, que funciona como laboratório experimental comandado pelo doutor Hoffstetler (Michael Stuhlbarg)Sua vida muda para sempre quando ela e a colega Zelda (Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta e acaba se afeiçoando com a criatura fantástica mantida presa no local, um homem anfíbio (Doug Jones) que é mantido em cativeiro. 




A história narrada em tom de poesia, é protagonizada por uma "princesa sem voz", como bem afirma o narrador. E quando Elisa se apaixona pela criatura capturada nos confins da América do Sul, ela elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho e melhor amigo Giles (Richard Jenkins), pois os norte-americanos decidem usar a criatura como cobaia na corrida espacial, é quando o agente policial moralista e sádico Strickland (Michael Shannon).




A fotografia de Dan Laustsen, tem um tom azul esverdeado que chama atenção. Octavia Spencer está ótima como alívio cômico, mas já fez papéis melhores. Sally Hawkins dá um show de interpretação sem usar sua voz. A direção de arte de Paul D. Austerberry se destaca localizado acima de um velho cinema, daqueles com estrutura de anfiteatro. Na trilha sonora, vemos até obras de Carmem Miranda. O roteiro escrito por Del Toro ao lado de Vanessa Taylor (Game of Thrones) é coerente, mas infelizmente não me fisgou, talvez por eu ser normal...




Vencedor do Festival de Veneza 2017, cativa talvez aqueles que sejam incompreendidos, ou que tenham seus desajustes e devaneios. Não embarquei na proposta do filme, e me surpreendeu o tom erótico deste filme que tem uma bela cena inicial, e ainda encontra espaço para homenagear o cinema de rua que é literalmente inundado com a fantasia proposta pelo longa.


Veja o trailer de A Forma da Água:

Um comentário:

  1. A forma da água é um dos filmes mais interessante que vi. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar