terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Jovem Karl Marx


Histórico O Jovem Karl Marx (Le Jeune Karl Marx, 2016) de Raoul Peck é uma aula de sociologia na sala escura, com uma trama que acompanha Karl Marx, Friedrich Engels e Jenny, mulher de Marx, na juventude, entre Paris, Bruxelas e Londres, até a publicação de O Manifesto Comunista em 1948. 

O filme inicia quando Marx (August Diehlparte para um exílio na França, em 1844, com sua esposa Jenny. Marx, com então 26 anos, conhece  Engels (Stefan Konarske), num encontro de dois teóricos que viriam a ser pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje. Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna.


Vemos nos filme alguns filósofos como Bakunin, Proudhon, Ruge e Weitling. O filme acompanha a dupla até o lançamento de “O manifesto comunista”, em 1848. Nos créditos finais, com imagens do século XX, ouvimos uma trilha sonora de Bob Dylan cantando Like a Rolling Stone, que dá a entender que a intenção do filme era mostrar como o espectro daqueles jovens segue atual, especialmente no Brasil, onde a classe trabalhadora é mais oprimida do que nunca, ainda mais com o golpe ainda em curso que que aniquilar o Partido dos Trabalhadores.

Segue trailer de O Jovem Karl Marx:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar