quinta-feira, 1 de março de 2018

A Grande Jogada


Drama biográfico A Grande Jogada (Molly's Game, Estados Unidos, 2017) de Aaron Sorkin é baseada no livro de memórias de Molly Bloom, acerca de uma garçonete que ficou conhecida como a "Princesa do Poquêr". Ela relata os bastidores dos jogos de pôquer organizados para estrelas de Hollywood e milionários de Wall Street, até o momento em que começou a ser investigada pelo FBI com alegações de organização de eventos ilegais e envolvimento com a máfia russa.

O filme inicia logo após a esquiadora Molly Bloom (Jessica Chastain) perder a chance de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, devido a uma fatalidade que resultou em um grave acidente, decide  então tirar um ano de folga dos estudos e ir trabalhar como garçonete em Los Angeles. Lá, conhece Dean Keith (Jeremy Strong), um produtor de cinema que decide contratá-la como assistente, e logo Molly passa a coordenar jogos de cartas clandestinos, organizados por Dean, que conta com clientes muito ricos e famosos.

Sorkin é um excelente roteirista e deveria ter se contentado em continuar se destacando com seus textos e não assumindo a direção de um longa. Isso não significa que o filme seja ruim, mas que se a pessoa é boa escrevendo, deveria dedicar todo seu esforço nisso. Assim, o filme tem sérios problemas de ritmos, embora os diálogos ágeis que são marcas dele estejam todos lá.

Algumas cenas emocionam, mas parecem fora de contexto, como o belo diálogo entre o pai de Molly (Kevin Costner) e a filha numa pista de patinação em Nova York. As atuações são boas, pois estamos falando de excelentes atores, como Jessica Chastain e Idris Elba que sempre entrega boas atuações.

Segue trailer de A Grande Jogada:

Um comentário:

  1. Eu achei espetacular! Sinceramente, é um dos melhores filmes de Idris Elba e Jessica Chastain. A Grande Jogada consegue algo fascinante: tem potencial para agradar quem gosta de Poker, mas também consegue atingir um público mais amplo e, o principal, é um cinema excelente. A história é daquelas que é tão incrível que só pode ser real e contada da forma que foi torna A Grande Jogada um dos melhores filmes da temporada. A montagem de A Grande Jogada é sensacional. Não é nada sutil, o que poderia ser um peso, mas alterna-se em vários momentos da linha temporal de Molly. Essa visão simultânea cria um estudo de personagem muito rico. O ritmo dá uma acelerada que condiz com a mente da nossa protagonista.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar