terça-feira, 31 de julho de 2018

Imensurável


No fim da tarde dessa terça-feira, em visita a Caixa Cultural, visitei a exposição Imensurável de Felippe Moraes, que apresenta com maestria coisas que são literalmente imensuráveis, como Deus.


Imensurável apresenta um panorama da obra do jovem artista carioca Felippe Moraes, contando com 40 obras que misturam ciências exatas, como a engenharia, a química, a matemática e a alquimia, com questões poéticas sobre arte e matéria.

A produção artística de Felippe Moraes sempre foi questionadora, com direções poderosas sobre seus ideais. Na altura dos seus 29 anos, o artista tem uma carreira interessante, pincelando uma temática forte e sublime, fomentada pela engenharia, matemática, química, geometria e alquimia, em uma mistura que refuta a compreensão dos processos lógicos.

“Imensurável” é uma mostra revelada em aproximadamente 40 obras, produzidas entre 2008 e 2018, feita para discutir questões poéticas sobre a existência e a transcendência da matéria, nas quais as tensões com a linguagem se tornam propositoras para uma compreensão de existências imateriais. A curadoria leva a assinatura de Alexandre Sá, atuante e aclamado crítico da nova geração, com coordenação de produção de Anderson Eleotério da ADUPLA.

Em Daniel 4:35 encontramos um texto sagrado que diz: Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste? ". Na exposição, me chamou atenção a obra em que o artista recortou todas as palavras Deus da bíblia, numa hipotética forma de mensurar Deus. Muito interessante.

Em passagem por Fortaleza para a montagem e uma visita guiada, Felippe Moraes abriu seu acervo para o Galeria, em um tour revelador sobre “Imensurável”, proporcionando reflexões e sensações múltiplas a partir da diversificada seleção de suas mídias artísticas. Confira o vídeo e aproveite para agendar sua ida à Caixa Cultural Fortaleza, que recebe a exposição até o dia 12 de agosto de 2018, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar