terça-feira, 16 de abril de 2019

Superação - O Milagre da Fé


Drama cristão Superação - O Milagre da Fé [Breakthrough, Estados Unidos, 2018], de Roxann Dawson, apresenta uma edificante história real, de um milagre vivido por um garoto guatemalteco adotado por uma família americana, que passou alguns minutos inconsciente e algumas horas em coma.

Quando o filho adotivo de Joyce Smith (Chrissy Metz), John Smith, de apenas 14 anos, sofre uma queda, cai em um lago congelado no Missouri (EUA), e se afoga por mais de 15 minutos. Com John sem vida, toda a esperança parece perdida, mas Joyce se recusa a desistir. Após John ser considerado morto por mais de uma hora, após diversas tentativas de reanimação, sua mãe, seu pai Brian (Josh Lucas) e de um pastor moderno (Topher Grace), juntam todas as suas forças e pedem a Deus para que seu filho sobreviva. A prece poderosa é responsável por um milagre inédito. A implacável convicção de Joyce inspira as pessoas ao seu redor a continuarem orando pela recuperação de John, mesmo diante de todo o histórico do caso e previsões científicas jogando contra. 

Deus é capaz de fazer o que aos nossos olhos parece impossível. Milagres acontecem, embora eles sejam raros. O filme apresenta o ocorrido e deixa claro que o maior milagre é amor que sentimos uns pelos outros. Por mais que ninguém seja perfeito, todos podemos encontrar uma forma de ser alguém melhor e saber lidar com as diferenças, sem agir de forma preconceituosa, seja por um corte de cabelo, ou por uma posição política. Assim, vemos que o filme se afasta o tempo todo do rótulo religioso.

Por mais que o filme tenha um apelo melodramático (o menino foi abandonado pela mãe biológica e adotado pelos Smith aos 9 meses), o longa segue a sequencia dos fatos para mostrar como os moradores, médicos e bombeiros se esforçaram tanto em ações como em orações. Assim vemos a superação não apenas de John, mas de Joyce, do marido que mal permanece no quarto de hospital do filho, por não ter coragem de vê-lo em coma), do pastor, do bombeiro socorrista Tommy (Mike Colter), da professora, enfim, de todos que de algum modo se relacionaram com a história.

Chama atenção o amor materno demonstrado por Joyce, em cenas emocionantes que mostram como sempre foi o relacionamento dela para com o filho. Assim como toda mãe, vemos ela sentindo as dores do filho, as dúvidas que surgem na fase da adolescência, e tendo a força para enfrentar as dificuldades, com a certeza de que o agir de Deus é capaz do impossível. Por mais que o ambiente de igreja seja mostrado no filme, vemos até bom humor na forma como Joyce lida com o pastor, questionando seus métodos, mas aos poucos deixando de lado o preconceito e dando lugar ao respeito e a uma amizade sincera.

Do produtor DeVon Franklin (Milagres do Paraíso), a adaptação de Grant Nieporte (Sete Vidas) do livro de Joyce Smith, “Superação - O Milagre da Fé” é um lembrete fascinante de que a fé e o amor podem criar uma montanha de esperança e, às vezes, até um milagre.

Veja o trailer de Superação - O Milagre da Fé:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar