quarta-feira, 17 de abril de 2019

Um Ato de Esperança


Drama Um Ato de Esperança [The Children Act, Estados Unidos, Inglaterra, 2017], de Richard Eyre, baseado no livro homônimo escrito por Ian McEwan, que também ficou responsável pelo roteiro do filme. expõe problemas relacionados às Testemunhas de Jeová e questões relacionadas a transfusão sanguínea, levando a uma juíza a autorizar o tratamento de um paciente menor de idade. Emma Thompson numa atuação muito segura apesar da complexidade de sua personagem e Stanley Tucci sempre muito correto, mesmo num papel pequeno.



A eminente juíza Fiona Maye (Emma Thompson), proeminente membro da Alta Corte Britânica, que preside casos eticamente complexos do direito familiar e tem agora em suas mãos uma decisão que pode mudar muitas vidas. Pelo poder que a justiça lhe concede, ela pode obrigar um garoto que está entre a vida e a morte a receber uma transfusão de sangue, um procedimento simples, que pode salvar sua vida. Entretanto, ele se recusa a receber o tratamento por motivos religiosos.  Quebrando o protocolo, a juíza decide ir visitá-lo no hospital. Essa visita muda não apenas sua perspectiva sobre a vida, como também despertará sentimentos que até então ela não se permitia experimentar.

Com o serviço pesado, sua carga horária acaba exigindo um desgaste pessoal, deixando seu casamento com o professor Jack (Stanley Tucci), em ruínas. Ela precisa decidir sobre o caso de Adam (Fionn Whitehead, um dos jovens soldados de "Dunkirk"), um garoto brilhante diagnosticado com câncer que se recusa em fazer a transfusão de sangue que salvará sua vida. Tirar essa autonomia da pessoa e transferir para o judiciário será que resolve a situação, ou só prolongará o problema?

O roteirista McEwan tratou o seu livro com muita serenidade, expondo um problema de forma humana e imparcial. O filme consegue abordar temas sensíveis, como um relacionamento conjugal de 30 anos sem filhos, e a tensão abrangente entre a lei e uma crença religiosa. Fica muito nítida a juventude de Adam perante a experiência de Fiona, sendo que muitas vezes o que mais precisamos é de um simples afeto e não leis e ordens a serem cumpridas. Por ser do mesmo diretor do excelente Notas sobre Um Escândalo, esperava um pouco mais do filme.

Segue trailer de Um Ato de Esperança:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar