sábado, 29 de agosto de 2020

Normal

Normal - Filme 2019 - AdoroCinema

Premiado documentário italiano Normal (2019) de Adele Tulli aborda com franqueza a temática de gênero na sociedade contemporânea. Várias imagens que denotam o padrão de comportamento masculino e feminino imposto pela sociedade.

O longa apresenta uma jornada visual perturbadora através das normas de gênero na sociedade contemporânea. Imersos em um mosaico caleidoscópico de cenas visualmente poderosas, os espectadores experimentam a performance ritualizada de feminilidade e masculinidade escondida em interações comuns, desde o nascimento até a idade adulta.

Isolando os elementos levemente grotescos e misteriosos que cercam nossa vida cotidiana, NORMAL medita sobre o que permanece imperceptível sobre este conceito - suas normas de governo, seus mecanismos internos. O resultado é que o que é considerado "normal" não parece mais tão reconfortante.

Com o objetivo de desmitificar as construções sociais que cercam os conceitos de gênero e sexualidade, a diretora Adele Tulli sai para as ruas para captar cenas rotineiras da sociedade italiana que reforçam a ideia de heteronormatividade. Acompanhando atividades como um ensaio fotográfico de recém-casados e o passeio de um pai e filho para uma corrida de motocicletas, Tulli propõe uma reflexão sobre a existência de esteriótipos enraizados na cultura ocidental.

Filme inteiramente focado em observar o comportamento humano seguindo a ideia do que é "ser" homem ou mulher. É interessante ver de modo tão explícito - dentro do estilo observativo do documentário - como os comportamentos passam despercebidos para muitas mulheres e homens.

A produção já passou pelo Festival Queer Lisboa 2019, na categoria “Queer Art”, pela mostra Panorama, no Festival de Berlim 2019 e pelo 27º Festival Mix Brasil.

Veja trailer de Normal:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aYYWDhUCbMo" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar