terça-feira, 4 de agosto de 2020

O Novato

 


Comédia geracional sobre as agruras de adolescer O Novato (Le Nouveau, 2015) de Rudi Rosenberg revive a fase de nossas vidas de onde vem muitas de nossas memórias, a adolescência. A harmonia precisa entre os jovens intérpretes é de surpreender, não tanto pelas sacadas espirituosas, mas pela tridimensionalidade que eles imprimem a seus personagens, abrindo feridas sempre purulentas de quem acabou de deixar a infância para trás.

Na trama, uma família se muda da zona portuária da França para Paris, recomeçar a vida na capital, então, vemos a primeira semana de Benoit (Réphaël Ghrenassia) em seu novo colégio não acontece como ele esperava. Ele é maltratado pelo grupo de Charles, os garotos populares, e os únicos alunos a recebê-lo com bondade são os mais cafonas. Felizmente, há Johanna (Johanna Lindstedt), uma linda sueca com quem Benoit faz amizade e se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando de Benoit para integrar o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma. É a ocasião de ser tornar popular e reconquistar Johanna.

Vemos situações típicas dos cults teen do mestre John Hughes (1950-2009), como Gatinhas e Gatões (1984), em sua abordagem para os entreveros da adolescência. A direção é pautada pelas angústias de Benoit em seu novo mundo. E são fascinantes, pois nos fazem reviver essa período cheio de incertezas.

Acompanhe o trailer de O Novato; 
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/pbL6gV-jki8" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar