sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Imigration Nation

 undefined

Minisérie documental Imigration Nation (2020) de Christina Clusiau e Shaul Schwarz expõe o lado político da questão dos imigrantes nos Estados Unidos da América.

Em seis episódios, vemos como as autoridades sob a administração Trump fiscalizam a imigração ilegal. mostra o lado das autoridades e de quem aplica sanções aos cidadãos considerados imigrantes ilegais. Rusgas, confrontos e deportações são aquilo que os imigrantes ilegais mais temem. A câmera segue o trabalho da ICE (Immigration and Customs Enforcement), uma agência governamental que fiscaliza a imigração, o documentário oferece várias perspetivas acerca dos problemas no sistema de imigração norte-americano.

Além da visão das autoridades, é possível conhecer a história de algumas famílias que foram separadas, que procuram reunir-se ou que lutam contra este sistema, mesmo manifestando-se para que a ICE seja abolida.

O tratamento das pessoas nos centros de detenção também é abordado. Desde que a administração Trump tomou posse, foram também relatados casos de crianças a serem colocadas em autênticas jaulas e separadas das suas famílias, seguindo a “política de tolerância zero” de Donald Trump. A administração Trump tentou por várias cenas fossem apagadas e que a série fosse adiada até depois das eleições de 2020.

Em causa estariam imagens de agentes da ICE a prender pessoas sem cadastro, para que um maior número de detenções fosse conseguido, a mentir ou a gozar com imigrantes e a entrar em residências de forma ilegal. Os realizadores e produtores conseguiram acesso a locais e fontes que normalmente não são mostrados em trabalhos jornalísticos ou documentais, precisamente porque tiveram autorização especial da ICE e do governo norte-americano. Porém, a agência governamental já afirmou que a série não representa corretamente a ação nem os interesses da ICE.

O casal de realizadores enfrentou ameaças legais, mas não alterou a narrativa do documentário. A agência esperava uma série sobre os seus profissionais e ficou desagradada com o foco nas histórias de imigrantes.

Segue trailer de Imigration Nation:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/X_xVKy58Yuw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar