sábado, 29 de agosto de 2020

E agora? A Mamãe Saiu de Férias!

 E Agora? A Mamãe Saiu de Férias! | CinePOP

Comédia italiana E agora? A Mamãe Saiu de Férias! (10 giorni senza mamma) de Alessandro Genovesi foi o primeiro filme que vi na mostra 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, onde mais de 20 filmes foram disponibilizados gratuitamente on-line. Adoro filmes que destacam a paternidade!

Na trama, Giulia (Valentina Lodovini) é uma advogada que desistiu da carreira para cuidar dos três filhos, uma adolescente e duas crianças. Por outro lado, seu marido, Carlo (Fabio De Luigi), é executivo de uma grande empresa, está sempre desatento à rotina dos garotos e de sua esposa. Diferente de Giulia, ele não tem tempo para a família e passa mais tempo no trabalho do que em casa. Tudo muda quando Giulia, cansada da monotonia de sua vida, decide sair de férias por dez dias, deixando Carlo sozinho com as crianças. Perdido e com um problema nas mãos, ele terá que se virar para dar conta.

O ritmo do filme é bem agradável, especialmente pelo carisma dos personagens, que proporcionam empatia. Muitos homens se acomodam na questão da paternidade, pois as mulheres muitas vezes assumem para si a maior parte das responsabilidades. São raros os pais que se dispõem a trocas de fraldas, banho e demais responsabilidades inerentes a função paterna.

O pai do filme, é apresentado como alguém beirando a inutilidade no efervescente seio doméstico, quase um quarto filho para sua esposa, Giulia, que é uma dona de casa em tempo integral que, de quebra, ainda precisa prestar consultoria jurídica ocasional ao esposo que labuta chefiando o departamento de recursos humanos de uma grande empresa. De repente, o pai de família que mal consegue acompanhar o ritmo das crianças é forçado, por uma excepcional atitude da sua cônjuge, a tomar partido do cotidiano atribulado dos filhos.

O filme não tem qualquer intenção de entender, ou filosofar nem sequer de maneira superficial, essa estrutura social, perpetuada por tempo demais como algo natural, mas atualmente tem ficado em xeque, com o empoderamento feminino, que tem obrigado homens a atuarem também nos cuidados da prole, enquanto que a provisão dos lares é compartilhada.

Veja trailer de E agora? A Mamãe Saiu de Férias!
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/oYiOX1_IvGg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar