sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O Dilema das Redes

 

Documentário O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020) de Jeff Orlowski, mostra como as redes sociais exercem influência em nossas vidas, e os danos que elas causam no ser humano.

Sabe quando um filme lhe ajuda enxergar a vida com outros olhos? Este dramático documentário nos ajuda a vermos como as redes sociais, são utilizadas para roubar nosso tempo e atenção. Questões como privacidade e liberdade são postas contra a parede. Com uma trama instigante, o filme expõe, sem dó nem piedade, os dois lados da tecnologia. Assim, ilumina tanto os aspectos positivos quanto as características trágicas do avanço tecnológico.

Entre os entrevistados do documentário. Dentre eles, destacam-se executivos e idealizadores do Google e de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Até aí, não parece nada de muito impactante. Mas a situação vira de ponta cabeça quando esses profissionais não recomendam o uso dessas plataformas. Assim, uns defendem que esse uso pode ser prejudicial tanto na questão pessoal quanto na vida coletiva. Além disso, outros alertam que não deixam seus filhos acessarem as redes sociais por conta dos perigos que elas oferecem.

Nas redes sociais, não há uma relação entre comprador e cliente. Assim, existe somente os três “Cs” – comentários, curtidas e compartilhamentos. Por outro lado, há grandes empresas que investem nessas redes e pagam para ter acesso a todos os seus dados pessoais. Com isso, elas traçam seu perfil, sabendo, agora, como podem chamar a sua atenção ou a melhor maneira de fazer uma propaganda a você.

A partir dessa situação, fica mais fácil de entender como podemos ser manipulados o tempo todo, através de anúncios ou pequenos banners que aparentam ser inocentes. Assim, fica mais evidente também a manipulação feita pela Cambridge Analytica – empresa de análise de dados que utilizou as informações dos usuários do Facebook para eleger Donald Trump.

Em O Show de Truman, há uma frase muito marcante: “Aceitamos a realidade do mundo que nos é mostrada”. Sendo assim, será que não estamos nos tornando os coadjuvantes de nossas próprias vidas? Em certo ponto, parece que, cada vez mais, estamos perdendo nossa autonomia ante a tomada de decisões. Talvez, agora, seja a hora de tomar as rédeas novamente. Antes que seja tarde demais.

Confira o trailer de O Dilema das Redes: 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/7X54fS0SQyw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar