quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Fortunata

 

Fortunata - Filme 2017 - AdoroCinema

Drama Fortunata (2017) de Sergio Castellitto apresenta a rotina atribulada de uma mãe solteira. Um exemplar neorrealista do século XXI.

Fortunata (Jasmine Trinca) tem uma vida atormentada, uma filha de oito anos, vivendo numa situação extremamente complicada e assombrada por um casamento fracassado. Cabeleireira à domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas, nutrindo o sonho de abrir o próprio salão. Como forma de mudar de vida, precisa lutar diariamente por seu sonho: abrir um salão de cabeleireiro desafiando seu próprio destino, numa tentativa de emancipar-se e adquirir sua independência e o direito à felicidade.

No roteiro de Margaret Mazzantini, vemos chineses economicamente influentes, refugiados africanos presentes e ignorados, muçulmanos ajoelhados, protagonista apressada, policiais violentos, senso de comunidade, sonho de ir para os Estados Unidos, diagnósticos não dados e médico pouco ético. 

Todo o núcleo familiar de Fortunata funciona bem, com destaque para a abordagem dos dramas de Chicano (Alessandro Borghi); recaindo no descontrolado psiquiatra (Stefano Accorsi) a culpa por grande parte da irregularidade do filme, cujos piores momentos sempre têm sua desconexa presença a partir do estranho surto.

Um hino poético à fúria de viver, com Sergio Castellitto muito inspirado e uma combativa Jasmine Trinca, agraciada com o prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Acompanhe o trailer de Fortunata:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/rn9-xJ5mINE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar