segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O Tigre Branco


Drama indiano O Tigre Branco (The White Tiger, 2021) de Ramin Bahrani, baseado no best-seller do New York Times, que conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar de sua vida de servidão a patrões ricos. Já está na lista dos melhores de 2021.

Na trama, um motorista indiano chamado Balram (Adarsh Gourav) utiliza a sua ambição e inteligência para escapar da pobreza extrema. Porém, antes de ascender socialmente, ele precisará tomar algumas decisões controversas atuando como motorista do instável e manipulável Ashok (Rajkummar Rao) e sua esposa Pinky (Priyanka Chopra)

O roteiro, ilustra de forma ácida a relação degradante entre mestres e servos, numa Índia onde predominam duas castas, os ricos e os pobres. Em determinado momento o protagonista indaga: “Os pobres só têm duas formas de chegar ao topo: política ou crime. Não é a mesma coisa em seu país?” O Tigre Branco não apenas reflete sobre a Índia, mas sobre desigualdades que podem ser encontradas em outros países.

A cultura indiana sempre foi vendida para os demais países como exótica e os documentários mais populares que chegam a nós costumam, de certo modo, romantizar a cultura indiana e se abster de mostrar os seus problemas sociais.

Chama atenção também o posicionamento da China e da Índia como próximas potências mundiais, trazendo uma informação que começa a ser recorrente nos filmes a partir de 2020, com a queda dos EUA do topo de maior potência do mundo.

Segue trailer de O Tigre Branco:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar