sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Privacidade Hackeada


Documentário Privacidade Hackeada (The Great Hack, 2019) de Jehane Noujaim e Karim Amer, aborda o escândalo de dados do Facebook pela empresa Cambridge Analytica que faturaram com os dados dos usuários e colocaram as democracias em vertigem.


Privacidade Hackeada expõe o perigoso mundo da exploração de dados através de histórias reais de diferentes lados do escândalo Cambridge Analytica/Facebook. A história é recontada através da história de um professor americano, que ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarcou em uma jornada para levar o caso à corte britânica, já que a lei americana não protege suas informações digitais mas a lei britânica sim.

Ao aceitar os termos de uso durante o cadastro em uma rede social, o que se está aceitando é um termo que diz que a rede social não apenas pode coletar todos os seus dados — não apenas os pessoais (como nome, telefone, endereço, grau de escolaridade, local de trabalho, etc), mas também todas as informações suas que atravessam a plataforma.

Assim, a inteligência artifical da rede social vasculham suas curtidas, suas postagens públicas e até mesmo suas mensagens particulares para não apenas criar um perfil de quem você é, mas também prever as coisas que você poderá ter interesse no futuro baseado nessas informações.

A empresa ganhou holofotes em 2018 após ser pivô de um escândalo de manipulação a partir de dados colhidos no Facebook, manipulação essa que teria sido a responsável por ajudar a eleger Donald Trump como presidente dos Estados Unidos em 2016. A manipulação de dados na eleição dos Estados Unidos é apenas o pano de fundo, o motivo que serviu de inspiração para o início das investigações sobre o papel da Cambridge Analytica e que culminaram no documentário da Netflix.

Com base nesses dados, a Cambridge Analytica vendeu seu conhecimento para diversos partidos políticos ao redor do mundo e encabeçou uma enorme campanha de propaganda em que a verdade não era importante, e a única coisa que importava era criar realidades individuais para cada pessoa, onde o maior medo delas estava prestes a se concretizar, e havia sempre uma solução muito simples para evitar que isso acontecesse. É o nascimento das fake news voltadas para o público sem formação política.

a campanha do Brexit que votou pela saída do Reino Unido da União Europeia, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a eleição do candidato do partido BJP na Índia, além de processos democráticas na Austrália, no Quênia, no México, em Malta, e até no Brasil.

Segundo Brittany Kaiser, que gerenciou todas as campanhas políticas da Cambridge Analytica durante anos — incluindo a do Brexit e a de Trump —, a ferramenta que a empresa tinha em mãos não era apenas um facilitador de marketing em massa, mas uma verdadeira arma de manipulação de mentes, que pode ser usada para mudar os rumos de uma nação manipulando cada um de seus cidadãos a partir do medo, e continuar manipulando-os para que continuem acreditando no que quer que devem acreditar.

Assim, Privacidade Hackeada nos confronta com uma realidade que deveria assustar a todos, independentemente de suas posições políticas: a de que nossas democracias não estão prontas para esse novo mundo. E isso não é um exagero: nenhum processo eleitoral de nenhum país possui armas para combater esse tipo de manipulação e evitar que ela possa interferir na escolha de seus representantes eleitos.

Veja trailer de Privacidade Hackeada:



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