sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere)


Série dramática Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere, 2020) sobre duas famílias que vivem nos anos 90 em Shaker Heights e que são reunidas através de seus filhos. Baseada na obra homônima de Celeste Ng lançada em 2017, o elenco traz Reese Witherspoon, Kerry Washington and Joshua Jackson e entre outros.

O drama, composto de oito episódios, acompanha uma vizinha abastada da cidade de Shaker Heights, subúrbio de Cleveland. Tudo é planejado desde a localização das escolas até a cor usada na pintura das casas. Ninguém melhor para representar e defender essa uniformidade do que Elena Richardson.

Tudo isso começa a mudar com a chegada de Mia Warren. Uma artista solteira e enigmática, que se muda para a rua com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso, assim como um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

Em 1998, a casa dos Richardson pega fogo. Suspeita-se de incêndio criminoso, pois acontecem vários pequenos incêndios. No ano anterior, em 1997, Elena Richardson aluga sua casa de aluguel para Mia Warren, uma artista, e sua filha adolescente, Pearl. O filho mais novo de Elena, Moody, que tem a idade de Pearl, apaixona-se por Pearl e torna-se amigo dela. Pearl conhece seus irmãos Lexie, Trip e Izzy. Pearl, que está acostumada a um estilo de vida nômade, no qual sua mãe sofre para juntar dinheiro, fica encantada com os Richardsons e sua casa. Lá, onde ela passa o tempo todos os dias, acaba desenvolvendo uma queda por Trip e cria uma idolatra por Lexie.

Enquanto vamos conhecendo os personagens, ficamos imaginando quem teria incendiado a casa dos Richardsons. Mia trabalha meio período em um restaurante chinês e vende fotografias através de um revendedor em Nova York. Ela fica preocupada com a idealização que Pearl tem dos Richardsons. Quando Elena lhe oferece um emprego como empregada da casa, Mia concorda apenas apenas para ficar de olho em Pearl. Ela conhece Izzy, a ovelha negra da família, e as duas se tornam próximas.

Os Richardsons são convidados para a festa de aniversário de Mirabelle McCullough, a filha adotiva da amiga de Elena. Mia percebe que a criança é May Ling Chow, filha de Bebe Chow, colega de trabalho de Mia no restaurante, que abandonou seu filho no meio do pós-parto e devido às dificuldades econômicas. Bebe procura seu filho há mais de um ano. Mia informa Bebe, embora os McCulloughs se recusem a deixá-la ver Mirabelle. Bebe fica abatida, pois não tem dinheiro para advogados. Mia aconselha que ela envolva a imprensa local. O escândalo possibilita que Bebe obtenha direitos de visita e ajuda de um advogado de graça.

Elena descobre que foi Mia quem contou à Bebe sobre sua filha. Irritada e tomando partido da amiga, ela investiga o passado de Mia. Ela rastreia os pais de Mia e descobre que Pearl foi concebida para um casal rico de Nova York que não conseguia ter seus próprios filhos. Mia não suportou a ideia de desistir de sua filha. Descobre-se que ela disse ao casal que abortou e fugiu com Pearl; desde então, os pais de Mia não têm notícias sobre ela.

Lexie engravida e pede a Pearl que a acompanhe para fazer um aborto. Com medo de ser descoberta, Lexie usa o nome de Pearl na clínica. Pearl e Trip começam a transar, algo que mantêm em segredo para todos. Quando Moody descobre o que está acontecendo, ele e Pearl param de se falar. Elena investiga uma suspeita de que Bebe tenha feito um aborto e, para seu choque, descobre que Pearl está na lista das que realizaram um. Ela então enfrenta Moody sobre ser o pai, mas ele diz que ela está acusando o filho errado.

Bebe Chow perde o caso e Mia a conforta. Elena diz a Mia que sabe sobre Pearl e que ela deve se mudar. Pearl reluta em ir embora, mas Mia explica sobre seu pai biológico e ela enfim aceita. Izzy percebe que Moody, Lexie e Trip usaram Pearl e ficam com raiva deles. Escolhendo um momento em que estão todos fora de casa, ela acende pequenos fogos nas camas de todos, sem perceber que sua mãe ainda está em casa. Elena consegue escapar ilesa do fogo. Após o incêndio, os Richardsons vão para a casa alugada, agora desocupada pelos Warrens, onde descobrem que Mia os deixou com fotografias que têm significado pessoal para cada um deles.

Bebe Chow, usando as palavras de Mia como inspiração, entra furtivamente na casa dos McCullough e sequestra sua filha, correndo com ela para Canton. Os McCulloughs gastam, sem sucesso, milhares de dólares procurando por eles. Eventualmente, eles são aprovados para adotar um bebê da China. Mia e Pearl pegam a estrada, planejando se reconectar com a família de Mia e o pai de Pearl. Izzy foge para Pittsburgh com o nome dos pais de Mia, prometendo a si mesma que, se for pega e mandada de volta, continuará fugindo até que nunca seja forçada a voltar novamente. Elena percebe que seu maior medo, perder Izzy, se tornou realidade e promete passar o resto de sua vida procurando por sua filha.

Gostei por se passar na década de 90, onde eu vivi minha adolescência. O roteiro é ótimo e os temas sensíveis como racismo, aborto, são abordados de forma honesta, de forma coerente no enredo que está sendo contado.

Veja trailer de Pequenos Incêndios por Toda Parte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar