quarta-feira, 12 de junho de 2013

Filme: Faroeste Caboclo

Na noite do dia 12 de junho de 2013, dia dos namorados, fui com minhas 3 namoradas (Mariana, Sâmia e Sulamita) para o UCI Cinemas do shopping Iguatemi, ver o filme 'Faroeste Caboclo'.

Dirigido pelo estreante René Sampaio, publicitário com mais de 400 comerciais no currículo, e com roteiro baseado na música de mesmo nome, composta por Renato Russo em 1979 e que virou sucesso do grupo Legião Urbana a partir de 1987 com o lançamento do disco Que País é Este. Vejam a letra e/ou ouçam clicando aqui.

Nesse sentido, o filme tem um grande diferencial, pois a maioria do público, já vai ao cinema sabendo o roteiro de có, pois a letra da canção é conhecida por muitos. As adaptações realizadas, tornaram a obra cinematográfica tão boa quanto a canção.

No longa, João (interpretado visceralmente por Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Assim, o filme apresenta de imediato a diferença entre as classes sociais, expondo a miséria do interior nordestino, em contraste com as riquezas e as luzes de Brasília. A fotografia do filme é esplendorosa.


Já no Distrito Federal, procura ajuda do primo e traficante Pablo (César Troncoso), na cidade satélite de Ceilândia, com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um empregro como carpinteiro.



Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde em sua estréia na telona, desempenhando um excelente papel), filha de um senador (Marcos Paulo, que faleceu no final de 2012, vítima de uma embolia pulmonar. Este é seu último trabalho nos cinemas), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance proibido.



As cenas de sexo do filme estão muito bem realizadas, em especil pela proximidade da câmera, característica percebida durante todo o longa metragem. Os enquadramentos do filme como um todo são muito bem realizados.


Como oferecia um 'produto' melhor, vindo da Bolívia e do Paraguai, João se viu em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), apresentada no filme como um legítimo faroeste. Destaque para a trilha sonora do filme.


O filme foi gravado em Brasília e no interior de São Paulo. Na divisa com Goías, foi construída uma cidade cenográfica para reproduzir a Ceilândia dos anos 80. Com uma montagem primorosa,todo o enredo é explicado, e o filme tem sentido até mesmo para quem não conhece a música de Renato Russo.
O escritor Paulo Lins, autor do livro que gerou o sucesso 'Cidade de Deus', prestou consultoria para a dupla de roteiristas de Faroeste Caboclo. Seu trabalho e a influência de 'Cidade de Deus' é perceptível devido a crueza das cenas de violência. Espero que o filme seja bem vendido no exterior e consiga o mesmo sucesso de 'City of God'.


No final, os créditos finais surgem ao som da música que inspirou o filme. Excelente fechamento, que faz com que você acompanhe todos os créditos durante os quase 10 minutos de duração da canção. PAra quem gosta de ver um bom filme no cinema, altamente recomendado.


Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar