quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Filme: Antes Passe no Vestibular



Na tarde do dia 29 de janeiro de 2014, após visitar as exposições do CCJF, fui ao Centro Cultural Banco do Brasil conferir os filmes da Mostra "O Cinema de Maurice Pialat", que está acontecendo de hoje, 29/01 a 10/02 no CCBB-RJ.
Gosto de filmes franceses e conhecer obras antigas de alguns cineastas, é privilégios de poucos cinéfilos, especificamente os do eixo RJ-SP (Não por coincidência, locais onde foram exibidas as mostras deste importante cineasta francês).

O filme de 1978 "Antes Passe no Vestibular" mostra a vida de um grupo de jovens amigos da região de Lens, uma região mineradora. Alguns terminam os estudos sem grandes convicções, outros passam de pequenos bicos ao desemprego. Vemos um retrato fiel da juventude daquela época, e é possível perceber que nos dias atuais, apesar das enormes mudanças ocorridas, tudo continua da mesma forma. No filme, um professor dá sua aula e fica nítido o desinteresse da turma.

Muitos dos jovens de hoje, se perguntam por que fazer o esforço de passar no "ENEM" se o futuro é tão incerto? Os estudantes reunem-se num pequeno café para tentar esquecer seus medos ou o tédio. Neste local, longe das cobranças da família e da escola, vemos novos casais surgirem, depois se separarem, tudo ao melhor estilo "Malhação" (Sem querer comparar o padrão de qualidade)…

No filme, a incerteza da juventude é simplesmente vivida.  O autor do livro de Eclesiastes fala que o jovem deve alegar-se na sua mociedade! Para viver intensamente os dias de juventude, seguindo por onde o coração mandar e até onde a vista alcançar, mas alerta para as consequências de todos os nossos atos. (Eclesiastes 11:9)

O grande problema da juventude é este: não saber medir a consequência dos seus atos. Por isso, tantos são os casos de gravidez indesejada, de vícios incontroláveis e tantas outras mazelas. Minha mãe sempre dizia: - Filho, você pode fazer tudo o que você desejar, mas antes, passe no vestibular!

É apenas a certeza de um futuro decente que os pais desejam aos filhos, por isso a preocupação de que ao menos eles passem no vestibular... Pode namorar, brincar, se divertir, mas é importante que o jovem saiba que os estudos é fundamental, para não viverem uma vida medíocre e correrem atrás do prejuízo no futuro.

O Salmista no Salmo 119:9 pergunta: - Como pode o jovem  manter pura a sua conduta? Ele mesmo responde: - Vivendo de acordo com a palavra de Deus!  Quanto ao filme, recomendo. Nota: 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar