segunda-feira, 17 de março de 2014

Filme: Sem Escalas



Na noite desta chuvosa segunda-feira, 17 de março de 2014, fui com o amigo (cineasta) Sidney Markus ver o thriller de ação "Sem Escalas" do diretor espanhol Jaume Collet-Serra. Recomendo ver este filme numa viagem aérea!!!

Depois do 11 de setembro de 2001, a segurança nos aeroportos foi reforçada, a inspeção de passageiros é mais criteriosa e passou a existir a figura do agente federal de segurança de vôo, responsável pela segurança de todos dentro do avião.

Nesse contexto, conhecemos o agente Neil Marks (Liam Neeson), um desses profissionais, que têm problemas familiares e luta contra o alcoolismo. Ele embarca num vôo de Nova York a Londres, e começa a receber uma série de mensagens enigmáticas via SMS, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária.
Neil parte então na busca do agente da ameaça, e para se defender, acaba matando um passageiro. Ele inicia então uma investigação em pleno avião para descobrir quem possa ser o assassino. Para isso, ele conta com a ajuda da personagem de Jullianne Moore, que não sei porque motivo teve seu talento desperdiçado nesse filme, servindo apenas como eventual par romântico de Neil numa provável sequência.

No entanto, ele próprio passa a ser visto como potencial assassino, pois a conta bancária para o pagamento do resgate, está em seu nome. Todos os passageiros são suspeitos em potencial, em especial o árabe, o negro, o policial. Me chama atenção no filme o uso da Internet e dos meios de comunicação portáteis, seja na divulgação do vídeo do ataque terrorista, que ajuda a esclarecer quem é o culpado, ou do acesso ao jornal televisivo dentro do avião. Achei estranho a tradução das mensagens. As cenas não possuem legenda, é como se os americanos, escrevessem SMS em português... Ficou estranho, embora facilite o entendimento na leitura da troca de mensagens...

É incrível como o Liam Neeson tem carisma para esse tipo de personagem, vide "Desconhecido" e a série "Busca Implacável". Apesar da tensão presente ao longo de boa parte dos 105 minutos de projeção, o roteiro poderia ter aproveitado melhor cada situação. Por exemplo, uma menina que estava à bordo, só aparece no embarque a aeronave e na hora do pouso, sendo descartada ao longo de praticamente todo o filme.

Apesar do bom entretenimento, a sensação que fica é que o filme poderia ter sido melhor aproveitado, aprofundado mais alguns personagens, esclarecido melhor a motivação do inimigo e ser ainda mais tenso e não manipulando o público com sustos forçados e situações mirabolantes, como acertar um tiro com o avião mudando drasticamente de altura. Nota: 6,0/10,0

Segue trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar