sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Maze Runner - A Cura Mortal


Aventura final da trilogia literária escrita por James Dashner Maze Runner - A Cura Mortal (Maze Runner - The Death Cure, Estados Unidos, 2017) de Wes Ball fecha uma importante trilogia adolescente, mas sem o vigor dos primeiros filmes, sendo uma interessante mistura de Mad Max com Resident Evil. É como se os anteriores, fossem uma preparação dos adolescentes para a vida adulta, e agora, ao se tornarem amadurecidos, percebessem o quão natural é ser gente grande e como era bom viver no labirinto de emoções e restrições próprios da imaturidade.

Neste final épico da saga Maze Runner, Thomas (Dylan O' Brienlidera seu grupo de Clareanos em fuga em sua missão final e mais perigosa até então. Para salvar seus amigos, eles devem invadir a lendária Última Cidade, um labirinto controlado pela CRUEL que pode vir a ser o labirinto mais mortal de todos. Qualquer um que o complete vivo, receberá respostas às perguntas que os Clareanos têm feito desde que chegaram ao labirinto.

O problema é que o filme chega muito tempo depois do capítulo anterior Prova de Fogo, em função do grave acidente que o protagonista Dylan O' Brien sofreu durante as gravações. Assim, o filme não contextualiza, e nos joga diretamente na ação, que deve se passar logo após o término do segundo filme. Eu gosto muito do primeiro filme Correr ou Morrer, talvez por não ser leitor dos livros e ter me identificado mais com os problemas simples enfrentados pelos jovens na primeira trama.

O grupo rebelde liderado por Thomas está tentando resgatar seu amigo Minho (Ki Hong Lee) da base do CRUEL, instituição que quer encontrar a cura do Fulgor, doença que dizimou quase toda a população mundial, através de testes que envolvem torturar adolescentes imunes. Teresa (Kaya Scodelario), que traiu o grupo no segundo longa, agora trabalha com Ava (Patricia Clarkson) e a organização para tentar encontrar a cura para a humanidade

Acompanhar o crescimento dessa geração foi algo fascinante. O elenco entrega bons nomes, que espero ver em novos filmes de ação. E como essa franquia nos entregou boas cenas de ação... O filme tem seus erros, especialmente quanto ao vilão Janson (Aidan Gillen) muitas soluções são forçadas, e até certo ponto inesperadas, mas é inegável o valor que a franquia possui, chegando a emocionar na cena da morte de Newt (Thomas Brodie-Sangster).

Depois de Harry PotterCrepúsculo e Jogos Vorazes essa é a quarta franquia a chegar a sua conclusão, coisa que As Crônicas de Nárnia, EragonDivergente e Ender's Game não conseguiram. É longa, arrastada na parte final, mas o filme consegue cumprir seu papel.

Segue trailer de Maze Runner - A Cura Mortal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar