sábado, 6 de janeiro de 2018

O Touro Ferdinando


Animação da Blue Sky Studios O Touro Ferdinando (Ferdinand The Bull, Estados Unidos, 2017) de Carlos Saldanha é baseado em uma clássica história infantil A História de Ferdinando (The Story of Ferdinand, 1936), de Munro Leaf e Robert Lawson, que foi adaptada em 1938 pela Disney com um premiado curta de Dick Rickard, se tornando uma fábula conhecida por várias gerações. Aqui, acompanhamos uma história sobre a tolerância, aceitação das diferenças e o quanto é normal você ser incomum.

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, bem diferente dos outros de sua espécie, que adoram impressionar numa boa briga. Ferdinando gosta de flores e prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, naturalmente ele se torna forte e grande, mas mantém o mesmo pensamento e temperamento. Até que vão até sua fazenda para escolher mais animal para touradas em Madri, e Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Ambientado na Espanha, a história original sobre um touro que se recusava a participar das touradas e preferia ficar à sombra das árvores admirando suas flores preferidas, que fora lançada um pouco depois do início da Guerra Civil espanhola, com uma mensagem pacifista não foi muito bem digerida pelo ditador Francisco Franco e suas forças fascistas, que proibiram a circulação da obra. Adolf Hitler, na Alemanha, fez a mesma coisa.

Assim como no original, aqui conhecemos Ferdinando ainda nos primeiros dias, sendo que rapidamente ele se torna um touro gigante, mas com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Também situado na Espanha, Ferdinando prova que você não podemos julgar ninguém pela sua aparência. A história é bonita, o filme tem uma bela canção Home de Nick Jonas, indicada ao Globo de Ouro de melhor canção.


O filme dos anos 30 é muito fiel à narrativa original, mas deixa uma porta aberta ao preconceito, ao levantar suspeitas sobre a masculinidade do animal. Nessa animação não fica essa percepção equivocada. No entanto, achei o filme um pouco cansativo e longo demais, com cenas claramente voltadas para entreter o público infantil, com o uso dos coadjuvantes. No fim das contas vale mais para apresentar ao público a versão original.

Veja o curta Ferdinando, O Touro de 1938:



Acompanhem o trailer de O Touro Ferdinando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar