terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Origem do Dragão


Ação de artes marciais A Origem do Dragão (Birth Of The Dragon, Estados Unidos, China, 2016) de George Nolfi apresenta a história de Bruce Lee, célebre lutador de artes marciais, um fenômeno cultural nas décadas de 60 e 70, e até hoje é um nome conhecido por todos os fãs da sétima arte. Aqui ele enfrenta um rival, que é mais admirável do que a lenda. O filme surpreende por mostrar a história de Lee antes dele se tornar um ídolo, enquanto era iniciante no cinema americano e levava a vida treinando homens brancos nas artes marciais, com seus defeitos, imaturidade e orgulho, e como o embate com o mestre Kung Fu mudou seu estilo de luta e filosofia de vida. Apesar disso, a obra deixa a desejar como entretenimento.


O filme acompanha a trajetória de Bruce Lee (Philip Ng), lendário lutador de artes marciais, e seu rival, o mestre de Kung Fu Wong Jack Man (Yu Xia), tentam resolver suas divergências em uma luta sem regras. O combate entre os dois se tornará o mais importante e emblemático duelo da carreira do futuro grande lutador e ator de cinema, um marco fundamental em sua trajetória.

Jack Man foi aos Estados Unidos pelo fato de não concordar com o fato de Lee estar passando seus ensinamentos para pessoas não orientais. No entanto, com toda humildade que lhe é pculiar, ele leva a vida lavando pratos num dos restaurantes da colônia oriental americana, que escraviza mulheres que vem tentar a sorte na América, e que cobra valores altos para os comerciantes da região. Depois do fatídico encontro, os dois mestres se unem para lutar contra o poderio da máfia chinesa em Chinatown, São Francisco.
O interessante do longa é mostrar como os princípios filosóficos das artes marciais, são tão ou mais importantes que a simples luta física. O foco do filme está mais em um dos alunos de Bruce Lee, que se torna seguidor dos ensinamentos de Wong Jack Man, por perceber que este segundo tem métodos mais interessantes. Filmes facilmente esquecível...

Veja trailer de A Origem do Dragão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar