quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

The Square - A Arte da Discórdia


Comédia dramática The Square - A Arte da Discórdia (The Square, Suécia, Alemanha, França, 2017) de Ruben Östlund propõe uma salutar discussão sobre a arte contemporânea e os limites do que seja politicamente correto, confrontando a elite misantrópica européia. Acaba sendo um filme estranho e com problemas narrativos, mas não é esses balaios todos.

A trama acompanha um gerente de museu em Estocolmo, que está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação e decide contratar uma empresa de relações públicas para fazer barulho em torno do assunto na mídia em geral. Porém, isso acaba gerando consequências infelizes e um grande embaraço, especialmente após ter seu celular roubado, fazendo com que ele perca o controle de seu trabalho, de sua vida, e acabe provocando situações drásticas capazes de colocar em jogo os seus próprios princípios.

O que chama atenção, é fato do filme ser sarcástico em relação ao que é considerado arte, seja pelo ridículo de certas exposições ou pela arrogância de quem se considera apreciador das artes. O longa começa numa entrevista bizarra do X-Royal Museum Christian (Claes Bang), e vai desencadeando em situações em que vemos arte na simplicidade de um assalto, em detrimento daquilo que é considerado arte pela sociedade. Ao longo do filme, somos constantemente confrontados com situações incômodas, como a do garoto que grita sem parar na porta de Christian, o espectador com síndrome de Tourette que fica berrando palavrões durante uma entrevista, e uma discussão em torno de uma camisinha usada por Christian e pela repórter neurótica Anne (Elisabeth Moss). 

No entanto, a cena que mais incomoda e mexe nos brios do espectador, é a que estampa o poster do filme, estrelada pelo homem-macaco Oleg (Terry Notary), que é exposto em vídeo no museu, mas que surge como grande atração de um jantar de ricaços colaboradores do museu. O que de início soa engraçado, se torna uma ameaça. Lembrou um pouco o Edson quebra coco, que faz exposições de rua em Fortaleza, quebrando coco de várias formas bizarras... Guardada as devidas proporções, ela se assemelha ao episódio que houve no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, e gerou polêmica nas redes sociais, com a performace do homem nu, que interagiu com uma criança.

Por fim, o que dizer do vídeo sem noção da criança explodindo? Não gostei da narrativa, das cenas teatralizadas, sendo um filme puramente provocativo, embora instigante. Vencedor da Palma de Ouro no 70º Festival de Cannes, em maio de 2017, é um dos 9 pré indicados ao Oscar 2018 de Filme Estrangeiro, representando a Suécia.

Veja trailer de The Square - A Arte da Discórdia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar