terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O Farol


Terror O Farol [The Lighthouse, Canadá, Estados Unidos, 2019], de Robert Eggers (mesmo diretor do aclamado A Bruxa), conta a história de dois guardas de farol em uma remota e misteriosa ilha da Nova Inglaterra na década de 1890. Achei o filme impactante em sua proposta de mostrar a falta de humanidade de dois seres humanos enlouquecidos ao viverem presos numa ilha. Não gostei.


A trama de passa no início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

O longa é uma viagem à mente de dois personagens naturalmente perturbados. Chega um momento que não sabemos se estamos diante de uma alucinação ou da realidade. Apesar da qualidade técnica e artística, e um final bastante enigmático e traumatizante. A fotografia em preto e branco reforça as diferenças entre seus protagonistas como o embate entre a luz pela qual tanto anseiam e a escuridão que não se cansa de persegui-los.

Desde o início, o longa mostra a intromissão do homem nessa natureza, ao acompanharmos na proa de um navio rasgando o oceano e, no meio deste, vemos o farol em plano geral, isolado em meio às águas.

Não sabemos se estamos diante de sonhos, loucura, ou devaneios dos atores. Embora a performance dos atores estejam interessantes, há uma simbologia muito homoafetiva no filme. Toda carga de masculinidade é exposta visualmente desde o início do filme, com ambos os personagens chegando àquela edificação fálica, onde todos os males do mundo seriam expostos. 

Percebemos algo mitológico na trama, sendo perturbador e até repugnante em alguns momentos. A caixa de Pandora da mitologia grega (o farol em si), liberando os males que haveriam de afligir a humanidade: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão.

Acompanhe o trailer de O Farol:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar