quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Fuga de Pretória

 


Baseado em fatos reais, Fuga de Pretória (Escape From Pretória, 2020) de Francis Annan narra a incrível história de dois homens brancos sul-africanos que foram presos por terrorismo em razão do seu envolvimento em operações secretas contra o Apartheid e que conseguiram fugir de uma prisão na África do Sul, usando a inteligência.

Fuga de Pretória relata a história verdadeira de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), jovens sul-africanos que carregavam a marca de “terroristas” e foram presos em 1978 por trabalharem em operações secretas para o partido proibido de Nelson Mandela, o ANC. Estando encarcerados na Prisão de Segurança Máxima de Pretória, eles decidem enviar uma mensagem ao regime do Apartheid. Com planejamento detalhado e a produção de chaves de madeira projetadas para abrir 10 portas de aço, eles foram em busca de sua liberdade.

O filme acaba prendendo a atenção e nos faz torcer pelos fugitivos. Ficamos tensos, sobretudo quando os personagens são pessoas às quais nos apegamos, sentimental ou ideologicamente. Embora falte um pouco de aprofundamento político de alguns personagens, o longa empolga.

Com roteiro inspirado no livro de Tim Jenkin, o roteiro de Francis Annan e L.H. Adams é bastante focado na fuga em si, com Jenkin pensando as estratégias e confeccionando, testando ou escondendo as chaves de madeira. A história ainda traz Denis Goldberg (Ian Hart, o padre Beoca de Tha Last Kingdom) como um dos personagens e é um pouco decepcionante ter ele como apenas mais um prisioneiro que, vez ou outra, tem uma contribuição mais significativa.

O diretor prioriza os planos-detalhe como o suor escorrendo ou os dedos que tentam segurar a porta do armário de filmes a qualquer custo. Além disso, juntamente com a montagem, parece conseguir dilatar o tempo toda vez que uma chave é testada, agregando tensão: sabemos que eles conseguem fugir, mas não conseguimos prever quando uma das chaves poderá falhar ou simplesmente quebrar.

Acompanhe o trailer de Fuga de Pretória:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar