sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Não Matarás



Drama Não Matarás (Krótki film o zabijaniu, 1988) de Krzysztof Kieślowski mostra a crueza da violência, e das consequências que ela gera na vida de quem a comete. Versão em longa-metragem de um dos capítulos da série da televisão polonesa “Decálogo”.


Como parte da sua programação especial de reabertura, o Cinema do Dragão e a Imovision trouxeram uma retrospectiva com 10 filmes de Krzysztof Kieslowski , diretor polonês considerado o poeta da luz de uma filmografia única e humana, que lhe rendeu 3 indicações ao Oscar e a frequente seleção nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim, onde ganhou diversos prêmios.

Para quem é apaixonado por cinema e não conhece a obra Kieslowski, foi uma oportunidade de conhecer a produção desse grande cineasta na telona. Pra quem já admira o trabalho do diretor, é uma experiencia incrível poder ver suas obras exibidos em cópias restauradas em DCP 2K, entre os quais o primeiro longa do diretor para cinema. Neste belo e perturbador filme, com uma quantidade mínima de diálogos, um jovem polonês desempregado Jacek Lazar (Miroslaw Baka), obcecado pela violência, mata friamente um motorista de táxi. Um advogado idealista recém-formado é designado para defendê-lo na Justiça.

A primeira parte do filme narra os passos de três personagens que não se conhecem. Um deles é um motorista de táxi, indivíduo desagradável, que divide seu lanche com um cão e, ao mesmo tempo, se diverte fazendo esperar inutilmente pessoas que necessitam do seu serviço. Outro personagem é Jazek, que vagueia pela cidade, pouco se comunicando com outras pessoas, mas que ri com doçura quando vê crianças. Sem qualquer razão imediata, Jazek leva o taxista — a quem nem ao menos conhece — para um local remoto, assassina-o cruelmente e rouba seu carro. É preso e condenado à forca e sua defesa ficará a cargo de um jovem advogado estreante na profissão. Esse é o terceiro personagem acima referido e boa parte do filme trata da sua relação com o assassino Jazek.

Em “Não matarás” é possível distinguir três aspectos significativos. O primeiro é o jurídico. Convém citar que o próprio roteirista Krzysztof Piesiewicz é advogado de longa e brilhante carreira profissional, principalmente de defesa criminal e defesa de políticos. Atuou como juiz de direito, promotor e membro do Senado Polonês. Por essa razão, uma parte do filme é dedicada à discussão de questões envolvendo a Justiça. Assim, o advogado, que está sendo submetido a um exame final para conseguir exercer a profissão, mostra-se com dúvidas para responder à pergunta sobre as razões que o levaram a escolher o ofício. Sua resposta é que não sabe, mas que a profissão o atrai porque tem uma função social e que terá a oportunidade de conhecer e entender pessoas. E faz uma afirmação surpreendente: “Acredito que conforme os anos vão passando, a resposta à sua pergunta se torna mais ambígua”. Ao final, ele se mostrará revoltado com aquilo que entende ser injusto na condenação de Jazek.

O segundo aspecto é o psicológico. O filme possibilita uma discussão sobre a psicologia do homicida, de modo geral, e a de Jazek em particular. O espectador é motivado a responder à pergunta: por que o jovem mata um desconhecido e o faz da forma narrada no filme?

O terceiro aspecto é o religioso. Afinal, “Decálogo” apresenta os Dez Mandamentos sob ângulos incomuns, algumas vezes desconcertantes, totalmente diferentes aos que estamos habituados. O quinto Mandamento, “Não matarás”, é dos mais transgredidos pelos seres humanos, principalmente pelos Estados, como comprovam as mortes em massa no século 20 sob pretextos variados: genocídios de minorias, genocídios étnicos, assassínio de inimigos políticos. E sempre lançando mão de métodos cruéis como a morte pela fome ou por execução pelos diversos meios que os seres humanos têm estupenda imaginação para criar.

O longa ganhou o Prêmio do Júri e da FIPRESCI no Festival de Cannes de 1988.Prêmio de melhor filme no European Film Awards do mesmo ano.

Segue filme disponível on line:


<iframe src="https://player.vimeo.com/video/344332099" width="640" height="384" frameborder="0" allow="autoplay; fullscreen" allowfullscreen></iframe>

<p><a href="https://vimeo.com/344332099">N&atilde;o Matar&aacute;s (1988), de Krzysztof Kieślowski - ative as legendas em portugu&ecirc;s</a> from <a href="https://vimeo.com/user84170869">Cine Antiqua</a> on <a href="https://vimeo.com">Vimeo</a>.</p>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar