domingo, 7 de novembro de 2021

Eternos


 

Blockbuster Eternos [Eternals, Estados Unidos], de Chloé Zhao apresenta um grupo de heróis imortais que protegem a Terra desde o início da vida humana, numa aventura cósmica que ultrapassa grandes limites e aborda questões filosóficas da humanidade ao longo de 7 mil anos.



Quando criaturas monstruosas chamadas de Deviantes, que pensavam há muito ter sumido da história, retornam misteriosamente, os Eternos são forçados a se reunir para defender, novamente, a humanidade. Originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra, Os Eternos fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas de seus próprios criadores, que também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos.


Criados pelo lendário Jack Kirby na década de 70, conhecemos Ajax (Salma Hayek), com o dom da cura; Sersi (Gemma Chan) que é capaz de mudar a matéria das coisas; Phastos (Brian Tyree Henry) que sabe desenvolver qualquer tipo de tecnologia; enquanto Druig (Barry Keoghan) consegue manipular as mentes dos humanos e Sprite (Lia McHugh) cria ilusões. Além destes, temos Ikaris (Richard Madden), capaz de voar e tem visão de lasers. Além dele, temos Thena (Angelina Jolie), que cria armas místicas; Kingo (Kumail Nanjiani) capaz de atirar raios de energia pelas mãos; Gilgamesh (Don Lee), dono de socos poderosos; e Makkari (Lauren Ridloff), a mulher mais rápida do universo.

É isso mesmo, um filme com praticamente 10 protagonistas, numa espécie de família disfuncional, onde as cenas de ação abrem espaço para momentos comportamentais de análise da raça humana, sem ser enfadonho. Passeando pela história da raça humana, o roteiro nos apresenta os personagens e vamos imergindo nessa área desconhecido do Universo Marvel.

Os Eternos lutam até contra as próprias convicções para salvarem a Terra da total destruição ao impedir o nascimento do celestial Tiamut, que estava crescendo no núcleo do planeta há milênios. Nesse sentido, o filme flerta com conceitos bíblicos, especialmente a questão do livre arbítrio.

O filme tem duas cenas pós créditos. Na primeira Harry Styles aparece na cena pós-créditos como Eros, irmão de Thanos, conhecido também pelo codinome Starfox, exibindo uma esfera âmbar, diz que sabe como encontrar os outros Eternos. Vale dizer que, nas HQs, Eros é também um Eterno, algo que não é dito com todas as letras no longa, mas que poderia explicar por que ele está em posse de uma esfera como a de Ajax

A segunda cena pós-créditos, por sua vez, tira o foco dos Eternos e dá um vislumbre do tal passado familiar mencionado por Dane Whitman a Sersi quando o casal se viu pela última vez. Depois de ver sua amada sumir pelas mãos de Arishem, o professor aparece em um suntuoso escritório, mexendo em uma caixa comprida. Por um momento, ele hesita, não sabe se deve abri-la ou não, mas eventualmente o faz e descobre uma inscrição que diz “para mim morrer é lucro” e uma longa espada. Tendo em vista que Whitman é o Cavaleiro Negro nas HQs, trata-se da Espada de Ebano, artefato capaz de impedir a morte de quem o empunha, mas também levá-lo a um caminho de violência. Sua lâmina reage quando Dane Whitman aproxima seus dedos, evidenciando que de fato há algum tipo de magia embutida nela. Mas, antes que ele pudesse tocá-la e ver por si mesmo, uma voz misteriosa diz: “você tem certeza disso, Sr. Whitman?”.


Veja trailer de Eternos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar