domingo, 26 de janeiro de 2014

Série: Pai Nosso - Pedindo do Jeito Certo


Na tarde/noite deste 26 de janeiro de 2014, estive com a família no primeiro culto da série "Pai Nosso" na Igreja Batista Central de Fortaleza.

Chegamos cedo, pois devido a nova série, prevíamos um grande número de pessoas na igreja, e foi o que aconteceu. As filas dos galpões do GF ficaram superlotadas... Vimos alguns irmãos que chegavam, cumprimentamos alguns e fomos à cantina comprar um lanche. A tenda estava abarrotada, ainda assim conseguimos um local central.


A decoração do palco estava uma coisa linda. Vitrais decoravam o palco, que segundo minha esposa Mariana mais parecia uma Catedral. Ficou um pouco escuro, é verdade, mas nada que comprometa o culto, antes pelo contrário.

O ministério Arte e Celebração cantava a canção "Tu és tremendo Deus" da Mariana Valadão, que expressa a grandeza e soberania do Deus que chama cada estrela pelo nome. Em seguida, louvamos com "Serás sempre Deus" do Trazendo a Arca, declarando que idenpedente do que aconteça, Ele continua sendo Deus. Em seguida, as vozes femininas entoaram "Digno é o Senhor", uma bela canção do Hillsong, que possui uma versão brasileira cantada pela Aline Barros.

Foi exibido um víideo do Geração Futuro, convocando voluntários para o Pontapé Inicial do semestre 2014.1 no próximo domingo. A música ficou sensacional! Parabéns aos envolvidos.



Eu e minha família continuaremos servindo no GF, todas as manhãs. A familia do irmão Marcelo Ary subiu ao palco e relatou um breve testemunho de como tem sido servir e ser servido no GF. No culto matinal, eu e minha família demos o testemunho.

O Pr. José Edson conduziu o momento de ofertório, lendo alguns versiculos do livro de Jó, que tem sido leitura daqueles que estão lendo a bíblia em um ano. Houve uma queda de energia, mas o problema foi rapidamente solucionado. O pastor também convocou os líderes para o primeiro sábado da liderança de 2014, no próximo sábado.

As ofertas foram recolhidas ao som instrumental de uma música secular muito linda. Pra finalizar o tempo de louvor, Daniel Almeida fez uma apresentação solo no teclado da linda música "Pai Nosso" de João Alexandre.

O Pr. Armando convocou a igreja a fazer a leitura  de Mateus 6:5-11, em seguida fala que fará uma introdução da oração que intitula essa série que se inicia. Armando cita o desgosto de quando fazemos uma encomenda via Internet e recebemos algo diferente daquilo que pedimos. Citou também a frustação de quando o plano de saúde não cobra o exame.

Muitas vezes sabemos o que queremos, mas não sabemos pedir. Tiago 4:2-3 - diz que não pedimos, ou pedimos mal. Em Mateus 20:21-22  está escrito que não sabemos o que pedimos. No evangelho de Lucas 11:1 um sincero pedido: - Senhor, ensina-nos a orar...

O pastor Armando fez questão de estabelecer o contexto em que a oração do Pai Nosso está estabelecido: O Sermão do Monte, que é leitura diária de Gandhi e foi um texto inspirador de Martin Luther King.

No contexto imediato, em Mateus 5:20 e 5:48 deixa claro que Jesus fala acerca de justica maior que a dos homens religiosos; e que devemos buscar ser perfeitos como o pai. A seguir, duas advertências: Mt 6:5: Não ser como hipócrita e Mt 6:7 - Não ser como os pagãos. A oracão deve ser feita com seriedade e autenticidade.

Uma curiosidade: O 'pai nosso' não foi repetido em nenhum outro livro do Novo Testamento. Pelo contrário, o livro sagrado nos apresentas outras orações, de Paulo, de Tiago, de Tito, de João...

O Pai Nosso é um modelo, um parametro a ser seguido sob duas vertentes: vertical - com Deus (teu nome, teu reino, tua vontade TTT) e horizontal - com os homens (pão nosso, perdão nosso, protecão nossa PPP)

No cabecalho do Pai nosso já fica claro a quem Jesus está se dirigindo. Jesus sempre orou ao pai. João 8:44 diz que alguns tem por pai o diabo. Ou seja, nem todos são filhos de Deus. Nosso direito de filiação, vem por adoção quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e salvador (João 1:12-13 e Romanos 8:14-16).

Segue esboço da mensagem:

Encerramos o culto com o louvor "Aba pai" do Kléber Lucas e o apelo, onde algumas pessoas aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador.

3 comentários:

  1. Amei cada detalhe. Quanta inspiração do Senhor em seu breve resumo. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pelo incentivo. O texto serve para os que ali estiveram e principalmente para aqueles que apenas vêem o vídeo pela Internet. No último domingo perdi o culto, já li alguns depoimentos que a série continua sendo uma bênção... Verei o vídeo, mas não é a mesma coisa...

      Excluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar